Mensagem do Secretário-Geral sobre o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas

30 de julho de 2018 

O tráfico de pessoas é um crime desprezível que se alimenta de desigualdades, instabilidade e conflitos. Traficantes lucram com a esperança e o desespero das pessoas. Eles se aproveitam de pessoas vulneráveis, privando-as de seus direitos fundamentais.

Crianças e jovens, migrantes e refugiados são especialmente suscetíveis. Mulheres e meninas são alvos recorrentes. Estamos falando de exploração sexual brutal, incluindo prostituição involuntária, casamento forçado e escravidão sexual, além do terrível tráfego de órgãos humanos.

O tráfico de pessoas assume muitas formas e não conhece fronteiras. Com muita frequência, os traficantes agem com impunidade e seus crimes não recebem a atenção devida. Isso não pode continuar assim.

As Nações Unidas estão comprometidas a promover ações necessárias para levar traficantes à justiça, protegendo e apoiando suas vítimas. Os direitos das vítimas devem vir em primeiro lugar - sejam elas vítimas de traficantes, contrabandistas ou de formas modernas de escravidão ou exploração.

Na sua proposta de Pacto Global para Migração segura, Ordenada e Legal, que será aprovada em dezembro, os Estados-Membros também têm demonstrado que estão determinados a prevenir, a combater e a erradicar o tráfico de pessoas no contexto da migração internacional.

Neste Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, devemos nos unir em torno das questões fundamentais, que são a prevenção, a  proteção e denúncia para que possamos construir um futuro que não haja mais espaço para esse crime.

      Todas as histórias