UNODC promove Workshop Internacional

Assunção, 5 de julho de 2018 - No âmbito do projeto Transparência e política Anticorrupção, em coordenação com a Secretaria Nacional Anticorrupção e a Secretaria Nacional de Tecnologias da Informação e Comunicação, foram desenvolvidos três workshops de 'Capacitação para a construção de Mapas de risco de Corrupção', dirigidos aos responsáveis pelas Unidades de Transparência e Anticorrupção (UTA) das diferentes instituições públicas, incluindo as entidades autônomas, autárquicas e descentralizadas; além de um workshop com o objetivo de monitorar e avaliar a construção de mapas de risco de corrupção, no qual participaram funcionários das UTA, treinados em 2016, no âmbito da cooperação entre o UNODC e a República do Paraguai.

O Mapa de Risco de Corrupção é um instrumento que permite prever a existência de corrupção nas instituições públicas e determinar tanto sua probabilidade de ocorrência quanto o impacto que ela pode causar. Esse é, entre muitos outros, um tipo específico de medida de prevenção da corrupção.

A cerimônia de encerramento e certificação foi conduzida pela Ministra da Secretaria Nacional Anticorrupção (SENAC), María Soledad Quiñónez; acompanhada pelo Ministro da Secretaria Nacional de Tecnologias da Informação e Comunicação (SENATICS), David O campos; o Coordenador do Programa de Transparência e Anticorrupção do UNODC, Pablo Cuevas; e a encarregada da Seção Política da embaixada da República da Alemanha, Carola Türksch.

Agradecemos a nossa Voluntária Online da ONU, Maíra Belén, por sua contribuição na tradução deste artigo. Maíra é uma voluntária online mobilizada por meio de www.onlinevolunteering.org.

   Todas as histórias