Chile é o primeiro país da América do Sul a adotar a campanha #NegocioMortal contra o contrabando de migrantes

Santiago, Chile, 22 de agosto de 2018 - Com o objetivo de inserir a luta contra o tráfico de migrantes na agenda pública, o Ministério Público do Chile, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), formalizou sua adesão à campanha #NegocioMortal. A campanha pretende ser um veículo para a retomada de um diálogo nacional sobre esse tema, o que representa um importante desafio para o país Sul-Americano nos campos da prevenção do crime e da proteção aos direitos humanos.

A campanha  #NegocioMortal busca tornar visível o contrabando de migrantes como um crime grave vinculado a outros crimes, como tráfico de pessoas, corrupção e lavagem de dinheiro. Além disso, busca informar os migrantes e suas famílias de seus riscos e gerar populações de trânsito e de destino mais empáticas e sensíveis às vulnerabilidades dos migrantes.

O evento foi liderado pelo procurador federal, Jorge Abbott Charme, que destacou a importante contribuição da migração para o desenvolvimento dos países receptores.

Em seguida, o representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini, disse: "para o UNODC é uma honra que o Chile lidere essa causa no Cone Sul, que deve servir de modelo para outros países da região e contribua para refletir sobre as melhores ferramentas para combater esse crime e criar mecanismos de proteção aos migrantes ".

O México foi o primeiro país do mundo a receber   #NegocioMortal. Desde sua adoção, em 2015, sua divulgação tem sido promovida em fóruns multilaterais como a Associação Iberoamericana de Ministérios Públicos (AIAMP), em Lisboa, e a Conferência Regional sobre Migração, em Washington, DC, dos quais onze países da América Central e do Norte fazem parte. Em junho de 2017, a Espanha foi o primeiro país europeu a lançar a campanha.

 

Em sua apresentação sobre produtos de comunicação, Felipe De La Torre, oficial de Gestão de Programas do UNODC, ressaltou que,devido à sua linguagem universal,  #NegocioMortal é facilmente adaptável a qualquer contexto, além de ser realista, já que sua construção envolveu um amplo processo de participação no qual  governos, sociedade civil e associações de migrantes expressaram quais elementos uma iniciativa de informação deveria ter por tratar-se de uma questão de relevante importância.

#NegocioMortal foi desenvolvida em espanhol e  traduzida para árabe, inglês, francês e português.

O material produzido inclui vídeos, spots de rádio, posters, infográficos e folhetos informativos, que contêm mensagens de aviso sobre os diferentes tipos de tráfego ilícito: terra, mar e ar.

Para saber mais

Visite o site www.unodc.org/negociomortal 

Siga-nos no Twitter através do #NegocioMortal e / ou #DeadlyBusiness.

Para mais informações:

Contate: Stephanie Galeana (stephanie.galeana@unodc.org).

     Todas as histórias