Receita Federal faz apreensão de 558 kg de cocaína no Porto de Santos

Brasília, 9 de agosto de 2018 - A Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos (SP), o maior porto do País, localizou na última quarta-feira (8), 558kg de cocaína em um contêiner prestes a ser exportado para a Europa. 

A droga estava escondida em uma carga regular de polietileno, acondicionada em sacos próprios para a estocagem de produtos em pó e granulados, conhecidos como big-bags. No interior de três destes big-bags, foram localizados 28 sacos de ráfia que, por sua vez, continham diversos tabletes de cocaína, totalizando 558 kg.

O destino da carga (e da droga) era o Porto de Antuérpia, na Bélgica. 

Nos últimos anos, as operações no porto de Santos têm encontrado os maiores volumes da droga.

Com essa apreensão, já foram localizadas quase 10 toneladas de cocaína neste ano.

Em 2017, o órgão encontrou mais de 11,5 toneladas da droga escondidas em contêineres que seguiriam para a Europa.

Em 21 de fevereiro de 2017, a Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRF) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) assinaram um Acordo para facilitar a cooperação mútua com o objetivo comum de melhorar a segurança da cadeia de suprimento do comércio de contêineres. Esse Acordo contempla um Programa composto pelo UNODC, pela Organização Mundial das Alfândegas e pelas  Autoridades nacionais dos países do Programa de Controle de Contêineres (Container Control Program - CCP) na América Latina e Caribe (ALC).

O CCP integra atividades que incluem treinamento teórico e prático, manutenção contínua, treinamento especializado avançado e assistência por meio de visitas de acompanhamento e no local combinadas com monitoria às Unidades de Controle de Portos. 

Para sabe mais:

Programa de Controle de Contêineres (Container Control Program - CCP)

   Todas as histórias