UNODC promove Workshop Internacional no 12 o Encontro Brasileiro de Segurança Pública

Brasília, 15 de agosto de 2018 - No contexto do 12º Encontro Brasileiro de Segurança Pública, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) promove o 'Workshop Internacional sobre Uso da Força, Democracia e Policiamento Comunitário: Experiências Comparadas de Monitoramento do Uso da Força no Brasil e Uruguai no próximo dia 20 de agosto, às 9h, na Finatec /UnB, Brasília (DF).

A iniciativa insere-se nos esforços mais amplos empreendidos pelo UNODC no monitoramento do uso da força nas estratégias estaduais de policiamento de proximidade dos estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e do Espírito Santo, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para Nívio Nascimento, coordenador da Unidade de Estado de Direito do UNODC, "esse evento se reveste de um caráter singular ao potencializar a aproximação de três entes federados do País em torno do necessário debate em prol do aprimoramento dos mecanismos de controle da interface das polícias com a cidadania, nos marcos do que recomendam as melhores práticas nacionais e internacionais da área". Comenta Nivio.

Eduardo Pazinato, analista de programa do UNODC e ponto focal para o assessoramento técnico aos estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e do Espírito Santo, também enfatiza a importância do diálogo interinstitucional entre todos os envolvidos para a construção de soluções conjuntas em face da redução dos indicadores de crimes violentos, em especial dos homicídios, assim como da qualificação do diálogo entre as forças policiais e as comunidades atendidas pelas respectivas políticas públicas de segurança, justiça e direitos humanos apoiadas pelo BID no País.

O evento é restrito a convidados. Interessados podem solicitar inscrição no workshop enviando um e-mail para: eduardo.pazinato@un.org.

A programação completa encontra-se abaixo:

Moderador: Nívio Nascimento, coordenador da Unidade Estado de Direito (UNODC)

Case do Rio Grande do Sul: Programa Oportunidades e Direitos (POD/RS)

Cel. Eduardo Biacchi Rodrigues, subcomandante geral da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul

Maj. Roberto dos Santos Donato, coordenador do Observatório Estadual da Segurança Pública na Secretaria Estadual da Segurança Pública do Rio Grande do Sul

Case do Paraná: Paraná Seguro

Jorge Ricardo Souza de Oliveira, coordenador do Escritório de Projetos do Programa Paraná Seguro na Secretaria Estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária  do Paraná (SESP/PR)

Maj. Rodrigo Perim de Lima, coordenador da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (CAPE) na SESP/PR

Case do Espírito Santo: Segurança Cidadã

Maj. José Wellington Penha, gerente Componente 1/UGP do Projeto de Segurança Cidadã na Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo

Case do Uruguai: experiência internacional de policiamento de proximidade e interação com a comunidade

Rodrigo Serrano, especialista principal em Segurança Cidadã da Divisão de Inovação em Serviços ao Cidadão do BID

Debatedor: Eduardo Pazinato, analista de programa do UNODC

Convidados externos para o debate: Ricardo Balestreri, secretário-chefe do Gabinete de Assuntos Estratégicos do Estado de Goiás e Marcelo Ottoni Durante, subsecretário de Gestão da Informação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal.

   Todas as histórias