UNODC promove treinamento sobre simulações das Nações Unidas

Brasília, 26 de setembro de 2018 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) abre nesta quarta-feira (26) as inscrições para as sessões de treinamento sobre Modelos das Nações Unidas (conhecidos como MUNs). Estudantes e professores dos níveis secundário e universitário podem participar de uma das cinco sessões oferecidas. Haverá 25 vagas por sessão.

As inscrições para todas as sessões podem ser feitas por meio deste link . Em caso de alta demanda, os inscritos serão selecionados segundo critérios de representatividade e de paridade de gênero.

 

Os locais e datas de treinamento são:

Região Centro-Oeste - Brasília, 15 de outubro de 2018.

Região Sudeste - São Paulo, 19 de outubro de 2018, em parceria com o SPMUN e PUC-SP.

Região Nordeste - Natal, 27 de outubro de 2018, em parceria com SOI e UFRN.

Região Norte - Manaus, 24 de novembro de 2018, em parceria com MUNdi e UFAM.

Região Sul - Porto Alegre, 8 de dezembro de 2018, em parceria com UFRGSMUN e UFRGS.

Os prazos de inscrição para cada sessão são:

Brasília - 07/10/2018, às 23:59

São Paulo - 07/10/2018, às 23:59

Natal - 14/10/2018, às 23:59

Manaus - 04/11/2018, às 23:59

Porto Alegre - 19/11/2018, às 23:59

A atividade faz parte do programa Education For Justice (E4J), iniciativa da agência desenvolvida como parte do Programa Global do UNODC para implementar a Declaração de Doha.

O E4J visa à construção de uma cultura de legalidade entre crianças e jovens por meio da disponibilização de materiais educativos adequados a cada faixa etária, sobre temas relacionados à justiça criminal, à prevenção da criminalidade e ao Estado de Direito, integrando esses materiais nos currículos de todos os níveis de ensino.

Nos níveis de educação secundária e superior, os Modelos das Nações Unidas (MUN), destacam-se como iniciativas de sucesso para promover a educação sobre a ONU e seus mandatos. Isso é feito por meio do envolvimento ativo e da liderança dos alunos, bem como dos educadores que os supervisionam.

O objetivo principal do treinamento é aperfeiçoar a capacidade de Simulações das Nações Unidas em incluir áreas relacionadas ao mandato do UNODC em suas conferências, bem como incentivar o uso do Guia de Recursos do E4J para MUNs, guia online lançado em 2017 para auxiliar organizadores e estudantes participantes das conferências de Simulação das Nações Unidas que tratam sobre prevenção ao crime, justiça criminal e outros aspectos do Estado de Direito.

Entre os tópicos que serão abordados no treinamento, estão: o UNODC e seus Mandatos sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal; tópicos potenciais do UNODC para Conferências Modelo das Nações Unidas; como pesquisar os Tópicos da Área de Mandato do UNODC.

Outros temas incluem: como utilizar o Sistema de Documentos Oficiais das Nações Unidas; simulaçào dos comitês relevantes às áreas do mandato do UNODC; possíveis comitês relacionaos ao UNODC; como os escritórios de campo do UNODC e MUNs podem trabalhar juntos.

O treinamento é gratuito, mas cabe aos participantes selecionados cobrir suas despesas individuais de deslocamento e eventual acomodação. 

Para mais informação:

Rodrigo Araujo - rodrigo.araujo@un.org - esc: (61) 3204-7223.

    Todas as histórias