Ações adicionais para impedir o Tráfico Humano  e a Exploração em Conflitos Armados - Sugere Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas do UNODC

Viena, Áustria, 7 de janeiro de 2019 - O número de vítimas de tráfico de seres humanos vem aumentando, enquanto grupos armados e terroristas traficam mulheres e crianças para gerar fundos e recrutar novos combatentes, de acordo com o último Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas lançado hoje em Viena.

O relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) foi apresentado pelo diretor executivo do UNODC, Yury Fedotov, em um evento especial da Comissão de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal (CCPCJ) com a presença da chanceler austríaca, Karin Kneissl.

Com base nas informações recebidas de 142 países, o relatório analisa tendências, padrões de tráfico e evidencia o tráfico de pessoas em conflitos armados.

"Criança-soldado, trabalho forçado, escravidão sexual - o tráfico de seres humanos assumiu dimensões perversas, uma vez que grupos armados e terroristas o utilizam para espalhar  medo e conquistar vítimas, por meio da oferta de incentivos para recrutar novos combatentes", disse Fedotov.

"Este Relatório demonstra que precisamos intensificar a assistência técnica e fortalecer a cooperação, de forma a apoiarmos todos os países a proteger suas vítimas, levando seus criminosos à justiça e alcançando assim os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".

A ministra Kneissl destacou a importância do Relatório Global no apoio aos Estados-membros da ONU na elaboração de respostas direcionadas e informadas a essa "grave violação dos direitos humanos e da dignidade humana".

Informações concretas e uma base sólida de evidências para nossas políticas são os mais importantes elementos para combater esse crime repugnante da maneira mais eficiente possível. Precisamos simplesmente saber com o que estamos lidando", afirmou.

De acordo com o Relatório, em nível global, os países estão detectando, denunciando mais vítimas e condenando mais traficantes. O Relatório constata ainda um claro aumento no número de crianças que estão sendo traficadas, que corresponde a 30% de todas as vítimas detectadas, sendo que desse total, há mais meninas que meninos. A exploração sexual continua sendo o principal objetivo do tráfico e responde por cerca de 59% to total dos casos.

A embaixadora da Bielorrússia, Alena Kupchyna, que preside a 28ª sessão da Comissão de Crime e moderou o evento, disse que enfrentar o desafio global do tráfico humano está no centro do trabalho da Comissão.

"Praticamente todas as nações são afetadas por esse crime, seja como país de origem, de trânsito ou de destino das vítimas", declarou. "Portanto, aproveito esta oportunidade para destacar o papel crucial da cooperação internacional e das parcerias no enfrentamento desse crime de forma eficaz. Apelo aos Estados-membros a continuarmos trabalhando junto para  mantermos o tema do tráfico de pessoas no topo da agenda da Comissão", finalizou.

Para informação adicional:

Global Report on Trafficking in Persons 2018

UNODC on trafficking in persons and smuggling of migrants      

Todas as histórias