UNODC aborda combate à Corrupção e à Lavagem de dinheiro em reuniões no Paraguai

 

Assunção, 29 de janeiro de 2019 - No âmbito do Programa de Transparência e Combate à Corrupção do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), financiado pelo governo da Alemanha, autoridades do UNODC realizaram reuniões, nesta terça-feira, (29), em Assunção, com a Secretaria Nacional Anticorrupção (SENAC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Secretaria Nacional de Administração de Bens Apreendidos e Confiscados (SENABICO) e a Secretaria de Prevenção à Lavagem de Dinheiro ou de Ativos (SEPRELAD) para discutir iniciativas de prevenção desses crimes. 

 

SENAC

A reunião teve como finalidade coordenar ações de prevenção à corrupção e de cooperação técnica com o UNODC. Ao longo do primeiro semestre do ano, serão realizadas diversas atividades em diferentes setores, seguindo a política do governo do Paraguai de transparência e combate à corrupção, com realização de capacitações para gestores e membros das Unidades de instituições de transparência e de combate à corrupção do poder executivo. Está prevista, ainda, a realização de um Seminário Internacional no primeiro semestre de 2019.

O analista de programa da Unidade de Estado de Direito do UNODC Brasil, Eduardo Pazinato, tomou conhecimento dos planos de curto, médio e longo prazo do governo com relação à política de transparência e integridade e discutiu possibilidades de cooperação do UNODC com o Paraguai.

A reunião foi presidida pela ministra-secretária, Teresa Rojas Jara, e contou com a participação do assessor da Presidência da República, Carlos Arregui, coordenadores de programa do UNODC no Paraguai, Pablo Cuevas e Margarita Monges, e do UNODC Brasil, Eduardo Pazinato, e outros membros da SENAC, como o diretor geral de Prevenção e Transparência, Sergio Velilla, e o diretor geral de Assessoria Jurídica, Gonzalo García de Zúñiga.

A SENAC reafirmou seu compromisso de promover uma administração governamental transparente, por meio de um sistema integral de controle da corrupção em benefício da população.

MRE

A participação do MRE na Conferência Internacional do UNODC e possibilidades de cooperação técnica foram discutidas na reunião, que contou com a presença da embaixadora Sophia López Garelli e da servidora pública Desirée Montero, da Unidade Anticorrupção.

Nas reuniões com a SENABICO, que contou com a participação da ministra Karina Gómez Narváez e do vice-ministro Javier Rojas Silva; e na  SEPRELAD, com a presença da  ministra María Epifanía González e equipe técnica, foram discutidos a participação na Conferência Internacional, apoio técnico para publicações e organização de capacitações conjuntas. 

*****

Esta matéria é relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Saiba mais: http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias