UNODC fortalece parceria com BID para reduzir violência no RS

Rio Grande do Sul, 1 de fevereiro de 2019 -  O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) fortaleceu parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e autoridades estaduais do Rio Grande do Sul com o objetivo de promover a segurança pública no estado .

A parceria foi discutida durante reunião na sexta-feira (1) entre o analista de programa do UNODC, Eduardo Pazinato; o vice-governador e secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior; o representante do BID, Rodrigo Serrano; o coordenador do Observatório Estadual da Segurança Pública e ponto focal do UNODC no estado, Roberto Donato. O encontro foi intermediado pela secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini.

Ranolfo Vieira detalhou as linhas básicas da política estadual de segurança pública em curso e a intenção de fortalecer e ampliar as parcerias interinstitucionais com o BID e com o UNODC no estado, com enfoque na prevenção social das violências, em geral, e dos homicídios, em particular.

Rodrigo Serrano disponibilizou novas linhas de financiamento e novas parcerias institucionais ao governo do estado, e enfatizou a importância do Programa Oportunidades e Direitos (POD/BID), que visa a reduzir a violência e combater a evasão escolar entre jovens de 15 a 24 anos.

Ele também mencionou o trabalho de assessoramento técnico do UNODC no âmbito do monitoramento do uso da força nos territórios atendidos pelo POD/BID nas cidades de Alvorada, Porto Alegre e Viamão.

Pazinato reportou os avanços conquistados pelo estado na concepção e desenvolvimento do inédito Índice de Compliance da Atividade Policial (ICAP) e na estruturação do Observatório Estadual da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, vinculado à Secretaria de Segurança Pública.

Donato destacou a relevância do apoio técnico do UNODC junto ao Observatório, bem como os resultados colhidos pelo programa financiado pelo BID em termos do controle e da redução da criminalidade violenta a partir do fortalecimento da estratégia de policiamento comunitário, entre outras iniciativas integradas.

O UNODC, ao final, se disponibilizou a  implementar o Observatório Estadual da Juventude, um dos projetos que integram o POD, assim como reunir esforços no sentido de aprimorar as políticas públicas estaduais de atenção à saúde mental e à qualidade de vida dos policiais, como parte dos esforços mais amplos empreendidos em prol do monitoramento do uso da força.

Para mais informação: http://www.vicegovernador.rs.gov.br/estrategias-de-prevencao-e-reducao-de-indicadores-de-criminalidade-sao-temas-de-reuniao-entre-vice-governador-e-bid

*****

Esta matéria é relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 (Saúde e Bem-Estar), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Saiba mais: http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias