Declaração do Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov, no Dia Internacional da Mulher

VIENA, 8 de março de 2019 (Nações Unidas) - O empoderamento das mulheres é essencial para garantir os direitos humanos, construir a paz e a segurança e cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Apesar do progresso alcançado, a igualdade de gênero ainda está longe de se tornar realidade em muitas áreas de nossas vidas.

Devemos atender ao apelo do Dia Internacional da Mulher deste ano para "pensar igual, construir de forma inteligente, inovar para a mudança" e fazer mais para promover sistemas e serviços sensíveis ao gênero, inclusive para combater a violência e a discriminação no gênero.

Das 87.000 mulheres mortas intencionalmente em 2017, 30.000 foram mortas por um parceiro íntimo atual ou antigo e 20.000 foram mortas por outros membros da família. Cerca de 70 por cento das vítimas de tráfico detectadas em todo o mundo são mulheres. A proporção de mulheres condenadas por crimes relacionados a drogas é maior que a dos homens. E as mulheres com transtornos por uso de drogas enfrentam barreiras estruturais, sociais, culturais e pessoais importantes para acessar tratamento.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) está ajudando a desenvolver e promover abordagens sensíveis ao gênero nas áreas de seu mandato, da justiça criminal aos serviços de prevenção, tratamento e reabilitação de drogas, bem como HIV / SIDA, contribuindo assim para melhorar a igualdade de acesso aos serviços públicos.

Nos esforçamos para fortalecer as respostas da justiça criminal para eliminar a violência contra as mulheres e prestar serviços essenciais às vítimas dessa violência. Nosso escritório também apoia os sistemas de justiça criminal para construir perspectivas de gênero nos esforços para prevenir e combater o terrorismo.

O UNODC trabalha para promover a participação e representação de mulheres em agências de justiça criminal, onde elas frequentemente têm representação insuficiente, especialmente em níveis sênior e gerencial. Estudos mostraram que mais mulheres na aplicação da lei podem resultar em mudanças sistêmicas, incluindo estilos policiais mais eficazes, custos reduzidos e taxas mais baixas de escalada da violência.

E como só podemos agir de acordo com o que somos capazes de medir e compreender, o UNODC está na vanguarda da pesquisa e análise de drogas e crimes relacionados a gênero, por meio do Relatório Mundial sobre Drogas, o Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas e o Estudo Global sobre Homicídios, bem como o próximo manual sobre as dimensões de gênero das respostas da justiça criminal ao terrorismo.

No Dia Internacional da Mulher de hoje, tenho orgulho de reafirmar o compromisso do UNODC com o empoderamento das mulheres como um componente das sociedades resilientes.

*****

Esta matéria é relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5 (Igualdade de Gênero) e 10 (Redução das Desigualdades).

Saiba mais:  http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias