MJSP e UNODC discutem parcerias no enfrentamento ao crime
organizado, à lavagem de dinheiro e à corrupção

Brasília, 7 de março de 2019 - O representante regional do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Rafael Franzini, se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Sérgio Moro, nesta sexta-feira (7), para discutir parcerias no enfrentamento ao crime organizado, à violência e à corrupção. Com a transição para o novo governo, a reunião teve o objetivo de identificar áreas de interesse comum no contexto das políticas públicas a serem implementadas pelo MJSP nos próximos 4 anos.

Rafael Franzini ressaltou a intenção de intensificar a cooperação, em especial, em temas como lavagem de dinheiro, administração de bens apreendidos, estatísticas em Segurança Pública, práticas anticorrupção e programas de interdição de tráfico de drogas em portos e aeroportos.

Sérgio Moro demonstrou disposição em estreitar a parceria com o UNODC e solicitou um levantamento detalhado das iniciativas que podem ser desenvolvidas pela agência das Nações Unidas em conjunto com o MJSP, trabalho que envolverá articulação e apoio da Assessoria Internacional da pasta.

Franzini reportou as crescentes apreensões de cocaína realizadas no Porto de Santos, SP, com a assistência técnica do Programa de Controle de Contêineres (CCP), uma parceria global entre o UNODC e a Organização Mundial de Aduanas (OMA), cujo objetivo é ajudar a criar controles eficazes de contêineres, mediante a melhoria das capacidades das aduanas nacionais, das polícias e das autoridades encarregadas de aplicar a lei.

Foi discutida, também, a participação do ministro em eventos do UNODC, como a 28ª sessão da Comissão sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal (CCPCJ) e a Conferência Internacional Anticorrupção em Assunção, no Paraguai que ocorrerá no período de 4 a 6 de junho.

Ao final da reunião, Franzini e Moro diiscutiram a realização de uma possível missão da diretora de operações do UNODC, Miwa Kato, ao Brasil nos próximos meses. Essa ocasião marcaria o início da concretização da parceria entre MJSP e UNODC no enfrentamento dos desafios colocados pela criminalidade e as drogas.

*****

Esta matéria é relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3(Saúde e Bem-Estar), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Saiba mais:  http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias