UNODC recebe visita do Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS, Catarina Paladini

Brasília, 23 de maio de 2018, O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) recebeu, na manhã desta quinta-feira (23), a visita do secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Catarina Paladini, em sua sede em Brasília, DF. O objetivo da visita foi de conhecer a estrutura do UNDOC no país, seu amplo mandato e discutir segurança pública no RS.

O secretário Paladini é responsável pela execução, no Rio Grande do Sul,  do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), que é cofinanciado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Presentes na reunião estavam o coordenador da Unidade de Estado de Direito, Nivio Nascimento, e o analista de programa, Eduardo Pazinato, e o jefe de gabinete do secretário,  José Airton Prestes.

Um dos assuntos discutidos no encontro foi o detalhamento técnico das novas iniciativas a serem implementadas entre o Estado do Rio Grande do Sul e o UNODC no campo da segurança dos direitos das juventudes e do aprimoramento da gestão da informação das políticas públicas dirigidas a esse público no contexto do POD/BID.

Foram discutidas também a realização de um workshop temático para a socialização dos resultados do trabalho técnico especializado, que culminou na concepção do inédito Índice de Compliance da Atividade Policial (ICAP), bem como novas parcerias entre o UNODC, a SJCDH/RS) e a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

O UNODC, desde o final de 2015, contribui com o programa, tendo como foco o monitoramento e avaliação da estratégia de policiamento de proximidade realizadas nos territórios atendidos pelo POD/BID/RS nas cidades de Alvorada, Porto Alegre e Viamão.

Programa de Oportunidades e Direitos (POD)

O POD visa a reduzir a violência e combater a evasão escolar entre jovens de 15 a 24 anos. Possui como diretrizes a prevenção da violência, a ressocialização de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, a articulação do governo com as comunidades envolvidas e a efetividade policial.

Índice de  Compliance  da Atividade Policial (ICAP)

O ICAP foi concebido pelo UNODC, com o apoio técnico do sistema de análises quali e quantitativas de dados da Sphinx Brasil (IQ2), e é formado por 27 indicadores, agrupados em três dimensões: gestão da informação e atuação em rede com os órgãos de controle interno e externo; transparência e controle público de dados e informações e processamento administrativo e pré-processual. O Índice também contou com a validação prévia do Observatório Estadual da Segurança Pública, vinculado à SSP/RS, sob a liderança do Major Roberto dos Santos Donato.

Saiba mais sobre o  ICAP

*****

Esta matéria é relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 (Saúde e Bem-Estar), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Saiba mais:  http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias