Japão doa US$3,6 milhões para resposta da ONU Brasil à população venezuelana

Após uma longa viagem, venezuelanos chegam a Dourados para uma nova vida. Foto: ACNUR/Alan Azevedo

Brasília, 6 de junho de 2019 - A Embaixada do Japão assina nesta quinta-feira (6) um acordo de cooperação com quatro agências do Sistema ONU no Brasil para contribuir com 3,6 milhões de dólares às ações de proteção e assistência aos refugiados e migrantes venezuelanos que chegam ao país.

A cerimônia de assinatura acontecerá na Sala Luiz Carlos Costa da Casa da ONU (Complexo Sergio Vieira de Mello, Setor de Embaixadas Norte, Quadra 802, Lote 17), em Brasília, às 15h30, com a presença do Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, do coordenador-residente das Nações Unidas no Brasil, Niky Fabiancic, e de representantes das agências da ONU.

A doação do governo japonês será direcionada a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Caberá ao ACNUR receber a doação, redistribuindo os recursos posteriormente às demais agências.

A contribuição japonesa ajudará a fortalecer o apoio das agências das Nações Unidas à resposta conduzida pelo governo brasileiro no acolhimento, assistência e proteção dos refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil.

De acordo com dados da Polícia Federal, desde 2017 até abril de 2019 foram registrados no país cerca de 100 mil pedidos de refúgio e 70 mil solicitações de residência temporária por parte de cidadãos venezuelanos.

Entre as ações beneficiadas pela doação japonesa estão o registro e a documentação de venezuelanos, a assistência multi-setorial a esta população nas comunidades de acolhida, apoio psicossocial, serviços de saúde e proteção de crianças. As ações acontecem nos estados de Roraima, Amazonas e Pará.

No Brasil, o Sistema ONU participa da resposta brasileira à chegada de refugiados e migrantes venezuelanos no país, sempre com o apoio de doações feitas pela comunidade internacional.

Os eixos de proteção desta resposta são a recepção e documentação na fronteira entre os dois países, registro e acolhimento em abrigos e integração local por meio da estratégia de interiorização.

Serviço

O que: Assinatura de acordo de cooperação entre a Embaixada do Japão e agências da ONU
Quando: 6 de junho, às 15h30
Onde: Casa da ONU (Complexo Sergio Vieira de Mello, Setor de Embaixadas Norte, Quadra 802, Lote 17), Brasília, DF

Contatos de imprensa

• ACNUR: (61) 3044.5744 /   brabrpi@unhcr.org ;
• OIM: (61) 3771.3772 /  vsouza@iom.int
• OPAS/OMS: (61) 3251.9535 /  domingular@paho.org  /  comunicacao@paho.org
• Embaixada do Japão: (61) 3442.4200 (ramal 286) /  kelly.nishikawa@bs.mofa.go.jp

*****

Esta matéria é relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Saiba mais: http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias