Mensagem do diretor-executivo do UNODC, Yury Fedotov, por ocasião do Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas

Viena, 30 de julho de 2019 - O tráfico de pessoas é um crime e uma violação dos direitos humanos que não deveria estar presente em nosso mundo. No entanto, entre 2003 e 2016, 225 mil vítimas do tráfico foram detectadas globalmente, o que sinaliza a existência de muito mais vítimas ocultas que precisam da nossa ajuda.

O tráfico humano ocorre em todos os países. Ele prospera em situações em que o Estado de Direito é fraco e as pessoas não têm oportunidades. Crises e conflitos humanitários criam um ambiente no qual os traficantes se aproveitam facilmente dos vulneráveis. Segundo o último Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas, quase três quartos das vítimas de tráfico de pessoas detectadas em todo o mundo são mulheres. Trinta por cento são meninos e meninas.

O Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas deste ano é uma oportunidade para se fazer um apelo aos governos que atuem na proteção das vítimas e de seus direitos e responsabilizem os culpados.

A comunidade internacional fez alguns progressos. O Protocolo de Palermo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra a Criminalidade Organizada Transnacional relativo à Prevenção, à Repressão e à Punição do Tráfico de Pessoas, em especial de Mulheres e Crianças, está em vigor há mais de 15 anos. Ajudou a impulsionar ações legislativas que permitam uma melhor detecção das vítimas de tráfico, respostas mais efetivas por parte da justiça criminal, melhores perspectivas de ação penal e melhores medidas de proteção às vítimas. Mais e mais vítimas estão sendo identificadas em todo o mundo e o número de países que relatam condenações por tráfego continua a crescer, mas é preciso seguir em frente.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) apóia os países na prevenção e no combate ao tráfico de pessoas, por meio da implementação do Protocolo sobre Tráfico de Pessoas. O Escritório controla o Grupo de Coordenação Interagencial contra o Tráfico de Pessoas e administra o Fundo Fiduciário Voluntário das Nações Unidas para vítimas do tráfico de pessoas. Com a adesão à Campanha Coração Azul do UNODC, os governos, o setor privado e os cidadãos interessados podem se envolver na ajuda para a sobrevidência das vítimas.

A luta contra o tráfico de seres humanos nos aproxima dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que exigem a eliminação de todas as formas de violência contra mulheres e meninas, o combate ao crime organizado e a erradicação do trabalho forçado, o abuso, a exploração e  a violência contra as crianças. Combater esse flagelo global significa construir uma sociedade que "não deixa ninguém para trás".

No Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas, conclamamos nossos governos a intensificar as respostas e dar às vítimas o apoio e a justiça que merecem.

*****

   

Saiba mais:   http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias