UNODC e Prefeitura de Salvador realizam ciclo de conversas gratuito sobre violência contra mulheres

Salvador, 1 o de julho de 2019 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude de Salvador (SPMJ), com o apoio do Instituto Caixa Seguradora e do Shopping da Bahia, uniram esforços para promover, na tarde do dia 6 de julho de 2019, das 15h às 19h, no Shopping Bahia, o ciclo de conversas gratuito e aberto ao público sobre violência contra mulheres.

A atividade contará com convidadas especiais, que conversarão com o público sobre questões referentes à prevenção ao ato, à proteção e ao acolhimento de vítimas.

O último Estudo Global sobre Homicídios, lançado pelo UNODC em 2018, demonstra que, apesar de os homens representarem a maior porcentagem de vítimas de violências letais no mundo, as mulheres seguem sendo as maiores vítimas de violências geradas por estereótipos de gênero e desigualdades.

No Brasil, o crescimento exponencial de casos de feminicídio tem sido uma das maiores preocupações de estados e municípios. Se, em 2016, 4.645 mulheres foram assassinadas (taxa de 4,5 homicídios para cada 100 mil brasileiras), somente de janeiro a julho de 2018 o Ligue 180 - Canal de Atendimento à Mulher - recebeu quase 80 mil denúncias de violência física e psicológica contra mulheres. Somente em janeiro de 2019, 1 mulher foi agredida a cada 45 minutos em Salvador.

Com o objetivo de trazer maior conscientização, informação e interação entre mulheres e homens, o UNODC e a SPMJ realizarão duas rodas de conversa abertas e gratuitas sobre fatores de prevenção e proteção relacionados às violências baseadas em questões de gênero. Espera-se que as rodas provoquem nos ouvintes maior percepção sobre a questão da violência com base em gênero, tanto com relação a si, como entre pessoas conhecidas, tornando-as, portanto, multiplicadoras de prevenção.

A atividade terá formato interativo, com a participação aberta do público local. Ao longo da atividade, também serão promovidas apresentações culturais de artistas locais e sorteio de brindes aos (às) participantes. Não é necessária inscrição prévia.

Convidadas especiais

Secretária Rogéria Santos (SPMJ-Salvador)

Major Denice Santiago (PM-BA)

Dra. Simone Borges (Delegada - Delegacia Especial de Atendimento à Mulher 

Ligia Margarida (Instituto Renascer Mulher)

Vanessa Coelho (Embaixadora da Juventude pelo UNODC)

Laisa Crisóstomo (Organização TamoJuntas).

Serviço

O quê: Ciclo de conversas gratuito

Onde: Shopping da Bahia

Quando: 6 de julho de 2019, das 15h às 19h

Contatos para a imprensa

Ana Maria Cobucci

UNODC Brasil

Email: anamaria.cobucci@un.org

ACOM DA SPMJ


*****