UNODC fortalece parcerias na área da segurança pública no Paraná

Curitiba, 21 de agosto de 2019 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) participou de uma missão técnica no Paraná, no período de 19 a 21 de agosto. O objetivo da missão foi de dar continuidade ao assessoramento que vem sendo realizado desde 2018, para monitorar e certificar o Programa Paraná Seguro, que é executado pelo estado, com o apoio técnico do UNODC e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Durante a missão, o coordenar da Unidade de Estado de Direito do UNODC, Nivio Nascimento realizou reunião com o secretário estadual de Segurança Pública e Adminstração Penitenciária (SESP), coronel Rômulo Marinho Soares, para apresentar os principais resultados do diagnóstico sobre os mecanismos de controle social da atividade policial empreendida no âmbito do Programa Paraná Seguro e informar sobre a realização de workshops temáticos de abrangência regional e nacional, no segundo semestre de 2019, em parceria com a coordenação estadual do programa, a cargo do major Perovano.

Nivio também realizou reunião com a nova consultora local do UNODC, Emilia Ferreira, que é antropóloga e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com experiência em diferentes organismos internacionais das Nações Unidas. Emilia será a responsável pela elaboração de pesquisa aplicada relacionada ao monitoramento "in loco" do uso da força, em parceria com o analista sênior e ponto focal do UNODC no programa, Eduardo Pazinato.

Visita à Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da SESP - CAPE

Ao visitar a Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da SESP - CAPE, Emilia Ferreria pode conhecer o funcionamento da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da SESP - CAPE. A parceria entre UNODC e SESP - CAPE será essencial para o andamento dos trabalhos de assessoramento ao programa e Emília estará a cargo de fazer a coleta e divulgação dos dados estatísticos da SESP, os quais subsidiarão a customização e alimentação do Índice de Compliance da Atividade Policial (ICAP), ferramenta que viabilizará o acompanhamento periódico do UNODC nos territórios atendidos pelo Programa Paraná Seguro.

Sobre o ICAP

O ICAP foi concebido pelo UNODC, com o apoio técnico Sphinx Brasil (IQ2), responsável pelo desenvolvimento de sistema de análise quali e quantitativa de dados. O Índice é formado por 27 indicadores agrupados em três dimensões: gestão da informação e atuação em rede com os órgãos de controle interno e externo; transparência e controle público de dados e informações e processamento administrativo e pré-processual. Após a fase de inserção de dados estatístico, como parte da governança do Índice, haverá uma dinâmica prévia de validação com a coordenação do programa e demais instâncias do UNODC.

Mais informações sobre o ICAP click aqui.

    *****  

Saiba mais sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável:  http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias