UNESCO e UNODC lançam guia em português sobre o papel da educação na construção de sociedades justas e pacíficas

Brasília, 7 de novembro de 2019 - A  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)  e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lançaram, nesta quinta-feira (7), o guia "Fortalecimento do Estado de Direito por meio da educação" para formuladores de políticas.

A publicação apresenta orientações para gestores e educadores que queiram trabalhar temas de justiça, direitos humanos e combate à corrupção com estudantes dos ensinos fundamental e médio.

O guia procura preencher a lacuna da falta de compreensão entre os profissionais da educação sobre como desempenhar melhor o papel da educação na construção de sociedades justas e pacíficas e na criação de confiança nas instituições públicas.

O documento tem por objetivo fornecer uma visão geral sobre qual é o papel das instituições de ensino na consolidação do Estado de Direito. A publicação apresenta orientações para gestores e educadores que queiram trabalhar temas de justiça, direitos humanos e combate à corrupção com estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Auxiliando os jovens a agir responsavelmente

A publicação traz ainda  recomendações e exemplos de boas práticas sobre como o setor da educação pode ajudar os jovens a se tornarem cidadãos engajados e tomarem decisões eticamente responsáveis em suas vidas cotidianas. As sugestões também visam a mostrar para os  estudantes como é possível agir com empatia e respeito pelos outros.

Concebido para distribuição global, o material considera diferentes cenários sobre o Estado de direito, com indicações sobre o que fazer, por exemplo, em contextos de risco, quando crianças e adolescentes estão mais vulneráveis à violência e à criminalidade.

Clique aqui para ter acesso ao guia na íntegra (em português).


*****  

Saiba mais:  http://www.agenda2030.com.br/

  Todas as histórias