UNODC e PF discutem novas parcerias e cooperação internacional

Brasília, 29 de janeiro de 2020 - A diretora do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Elena Abbati, participou na última sexta-feira (24) de reunião com o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Valeixo, para identificar prioridades nacionais e discutir parceria e cooperação entre as duas instituições.

Segundo Valeixo, parcerias já realizadas entre UNODC e PF trouxeram resultados concretos e consolidaram áreas estratégicas de interesse comum - precursores químicos, monitoramento de cultivos, cooperação prestada, perícia criminal, crimes financeiros, entre outros. "A PF conduz operações em vários países do mundo e é sempre importante fortalecer essas ações com a ajuda da ONU para dar suporte político ao trabalho", afirmou.

Recém-chegada ao Brasil, Abbati destacou que o Pacote Anticrime recentemente adotado, assim como o Plano Nacional de Segurança Pública, incluem assuntos cobertos pelo mandato do UNODC. Ela também cumprimentou o trabalho conduzido pela PF no aumento da apreensão de cocaína em 2019.

Ao comentar a cooperação internacional no combate ao tráfico de drogas, Abbati citou o Programa de Comunicação Aeroportuária (Aircop), implementado pelo UNODC em parceria com a Interpol e a Organização Mundial das Aduanas (OMA).

"O UNODC facilitou a cooperação internacional no âmbito de operações conjuntas entre Brasil, Costa do Marfim, França, Guiné-Bissau e Itália  e agradeceu a PF pela cooperação prestada", comentou.

De acordo com Valeixo, como as organizações criminosas atuam em diferentes países, os instrumentos da Interpol e da ONU têm grande importância.

Também participaram do encontro, por parte da PF, o diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado, Igor Romário de Paula, e a coordenadora de Relações Internacionais, Silvia Amélia.

Para Igor Paula, há espaço para avançar no enfrentamento ao tráfico de drogas e no combate à corrupção. "Nossa intenção é de mantermos e fortalecermos a parceria com o UNODC", enfatizou

Silvia Amélia destacou a importância da parceria da PF com o UNODC, "o UNODC é um parceiro que podemos trabalhar em muitas frentes". Ela comentou que a PF já tem uma mesa reservada no 14° Congresso sobre o Crime da ONU e que está aberta para participar em outras programações", disse.

A diretora do UNODC  acolheu as perspectivas de trabalho conjunto nas áreas de combate ao tráfico de drogas, ao tráfico de armas, ao crime organizado, fiscalização nas fronteiras, além da cooperação policial internacional. Também propôs atuar em conjunto em projetos de interesse das duas instituições.

Sobre o AIRCOP - Programa de Comunicação Aeroportuária

O AIRCOP é uma iniciativa entre UNODC, Interpol e OMA  que tem por objetivo criar grupos operativos para fortalecer as capacidades dos aeroportos internacionais participantes  na África, na América Latina, no Caribe e no Oriente Médio para  detectar e apreender drogas, outros bens ilícitos e passageiros de alto risco, incluindo combatentes terroristas estrangeiros, nos países de origem, trânsito e destino, tendo como objetivo principal o desmantelamento das redes criminais ilícitas. Portanto, o Aircop é componente-chave para uma abordagem integrada na administração do controle de fronteiras.

AIRCOP no Brasil

O UNODC assinou, em 2 de setembro de 2016, um  Acordo de Cooperação com a PF para facilitar a assistência mútua entre o Aircop e o Programa Internacional de Cooperação Policial em Aeroportos (Intercops), desenvolvido pela PF.

14° Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal

O 14° Congresso será realizado em Kyoto, no Japão, de 20 a 27 de abril de 2020, e ocorre a cada 5 anos. É o maior encontro de especialistas no campo da prevenção ao crime e justiça criminal. O objetivo é adotar uma declaração política e definir a agenda internacional de prevenção ao crime e justiça criminal para os próximos cinco anos. O tema deste ano é: ´o avanço da prevenção do crime, da justiça criminal e do Estado de Direito para o alcance da agenda de 2030´.

*****  

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

  Todas as histórias