UNODC leva participantes dos Modelos das Nações Unidas para Fórum da Juventude no Japão

Inscrições abertas até 4 de fevereiro. Os candidatos selecionados receberão patrocínio financeiro para cobrir todas as despesas relacionadas à viagem a Kyoto, Japão. 

Brasília, 30 de janeiro de 2020 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) abre nesta quinta-feira (30) as inscrições para jovens, entre 15 e 29 anos,   antes ou atualmente engajados em sessões de treinamento sobre Modelos das Nações Unidas (conhecidos como MUNs), para participar do Fórum da Juventude, que será realizado em Kyoto, no Japão, de 13 a 15 de abril de 2020 .

Os candidatos selecionados receberão patrocínio financeiro para cobrir todas as despesas relacionadas à viagem a Kyoto, de acordo com as regras e regulamentos financeiros da ONU. Os participantes deverão ser capazes de se comunicar em inglês, que é o idioma de trabalho do Fórum da Juventude. As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário online até 4 de fevereiro.

A atividade faz parte do Programa Educação para a Justiça (E4J), iniciativa da agência desenvolvida como parte do  Programa Global do UNODC para implementar a Declaração de Doha, em parceria com o Governo do Japão e o MUN Impact. Uma das maneiras pelas quais os jovens podem aprender e se envolver com os mandatos da ONU é por meio do Modelo das Nações Unidas (MUN).

O E4J visa à construção de uma cultura de legalidade entre crianças e jovens por meio da disponibilização de materiais educativos adequados a cada faixa etária, sobre temas relacionados à justiça criminal, à prevenção da criminalidade e ao Estado de Direito, integrando esses materiais nos currículos de todos os níveis de ensino.

O Fórum irá reunir representantes de jovens e jovens de todo o mundo para discutir as questões mais prementes, em tópicos de prevenção ao crime, justiça criminal e questões gerais relacionadas ao estado de direito.

O evento ocorre alguns dias antes do 14º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, que será realizado entre os dias 20 a 27 de abril de 2020,  na cidade de Kyoto, no Japão. Realizado a cada cinco anos desde 1955, o Congresso reúne formuladores de políticas, legisladores, profissionais, organizações internacionais, sociedade civil e academia para explorar maneiras e meios de melhorar a comunidade internacional. respostas ao crime. Discussões plenárias, workshops e reuniões auxiliares que permitirão aos participantes discutir assuntos relacionados à prevenção ao crime, justiça criminal e o estado de direito para a consecução da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Sobre a iniciativa Educação para a Justiça

A iniciativa Educação para a Justiça (E4J) visa a prevenir a criminalidade e a promover uma cultura de legalidade por meio de atividades educacionais destinadas aos níveis de ensino primário, secundário e terciário. Tais atividades ajudam educadores a ensinar a próxima geração a entender e resolver melhor os problemas que podem prejudicar o Estado de direito, além de incentivar alunos a se envolver ativamente em suas comunidades e futuras profissões nesse sentido. O principal objetivo do E4J é promover mudanças positivas, capacitando os jovens de hoje a se tornarem a próxima geração de líderes e, ao mesmo tempo, promover a confiança e o respeito pelo estado de direito em todo o mundo, trabalhando assim para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

*****  

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

  Todas as histórias