Ministro Moro recebe nova diretora do UNODC

Brasília, 13 de fevereiro de 2020 - A nova  diretora do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) no Brasil, Elena Abbati, de nacionalidade Italiana, se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, com o intuito de se apresentar e colocar o escritório à disposição do Ministério para elaboração de projetos de cooperação, nas diversas áreas de competência de ambas as instituições. A representante aproveitou a ocasião para convidar o ministro para participar do 14º Congresso das Nações Unidas sobre prevenção do crime e justiça criminal (Crime Congress), a ocorrer na cidade de Quioto, no Japão, de 20 a 27 de abril. 

As autoridades  debateram projeto, em curso com a Secretaria Nacional de Justiça, sobre tráfico de pessoas. O Programa TRACK4TIP, que teve início em 2019 e terá duração até 2022, é uma Iniciativa do UNODC, com apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos. O projeto contempla oito países da América do Sul e Caribe, tais como: Equador, Peru, Brasil, Colômbia, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Curaçao e Aruba. O objetivo do programa é melhorar a resposta da justiça criminal regional ao tráfico de seres humanos, seguindo uma abordagem multidisciplinar centrada na vítima, e atuar nos níveis regional local para identificar, prevenir e processar casos.

A representante das Nações Unidas demonstrou interesse em colaborar com o MJSP em atividades relacionadas à Lei Anticrime para o combate ao crime organizado e à corrupção. As ações de combate ao crime em zonas fronteiriças também foram objeto da conversa. 

O ministro Sérgio Moro informou sobre os avanços obtidos no ano passado, relacionados a gestão de bens apreendidos, trabalho que tem sido realizado com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.  Nesse sentido, o UNODC convidou o ministério para participar da reformulação de guias, que foram elaboradas pelo Escritório das Nações Unidas sobre o tema.

Sobre o UNODC

O Escritório baseia seu trabalho nas três convenções internacionais de controle de drogas, nas convenções contra o crime organizado transnacional e contra a corrupção e os instrumentos internacionais contra o terrorismo. O mandato do UNODC abrange duas grandes áreas: saúde e Estado de Direito.
Dessas áreas desdobram-se temas como o controle das drogas e o combate ao crime organizado transnacional, ao tráfico de seres humanos, à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao terrorismo, além do desenvolvimento alternativo e prevenção ao HIV entre usuários de drogas e pessoas em privação de liberdade.

Com informações do site do Ministério da Justiça e Segurança Pública

*****  

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

    Todas as histórias