Nova chefe do UNODC discursa na Comissão de Drogas e Narcóticos e pede unidade na abordagem dos diversos desafios das drogas

 

Viena (Áustria), 2 de março de 2020 - A 63ª sessão da Comissão de Drogas e Narcóticos (CND) começou hoje com um apelo a progressos concretos no reforço das respostas ao problema mundial das drogas. Ghada Waly dirigiu-se à Comissão pela primeira vez como diretora-executiva do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), destacando o valor do espírito de consenso de Viena: "Cada país, cada região enfrenta desafios e contextos únicos, mas trabalhar através de visões divergentes, para encontrar e expandir uma base comum, continua a ser uma base essencial para uma ação eficaz que faça a diferença no terreno".

O Embaixador Mansoor Ahmad Khan, do Paquistão, preside a 63ª sessão. A sessão de abertura também foi dirigida por Cornelis de Joncheere, Presidente do Conselho Internacional de Controle de Narcóticos e contou com uma mensagem em vídeo de Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Sra. Waly, que serviu como Ministra da Solidariedade Social do Egito até dezembro de 2019, baseou-se em sua própria experiência como chefe da delegação egípcia à Comissão, ressaltando o papel do órgão central mundial de formulação de políticas em matéria de drogas na condução de ações do UNODC para apoiar os Estados-membros com "um impacto direto e real na vida das pessoas em todos os lugares". Agora estou orgulhosa de estar aqui novamente, mas desta vez como Diretora-executiva do UNODC e membro da família da ONU, no 75º ano das Nações Unidas, no início da Década de Ação para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".

As resoluções em consideração pela Comissão abordam tópicos que incluem parcerias com o setor privado e a melhoria da coleta e análise de dados para fortalecer respostas baseadas em evidências ao problema mundial das drogas; envolver os jovens nos esforços de prevenção de drogas e garantir o acesso e a disponibilidade de substâncias controladas para fins médicos e científicos, bem como promover abordagens alternativas de desenvolvimento para o cultivo ilegal de drogas. A lista de projetos de resolução pode ser encontrada aqui.

A 63ª sessão reúne mais de 1.100 participantes de 131 países, 17 organizações intergovernamentais, 97 organizações da sociedade civil e da comunidade científica e continua até 6 de março. Alguns participantes inscritos cancelaram viagens em vista dos contínuos desenvolvimentos globais em torno do Coronavírus (COVID-19). Atualmente, não existem restrições para eventos ou viagens em geral para Viena. A situação está sendo monitorada e todas as medidas de precaução sanitária estão sendo tomadas, seguindo a orientação da Organização Mundial da Saúde e das autoridades do país anfitrião.

Mais informações

63ª sessão da Comissão de Estupefacientes

*****  

 

 

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

    Todas as histórias