Covid-19: UNODC alerta sobre a importância do tratamento para pessoas com transtornos associados ao uso de drogas

Brasília, 15 de abril de 2020 - À medida que o mundo tenta combater a pandemia da Covid-19, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lançou um chamado aos países ao publicar recentemente a nota "Sugestões sobre tratamento, cuidados e reabilitação de pessoas com transtornos associados ao uso de drogas no contexto da pandemia da Covid-19"

O documento tem o objetivo de alertar os países-membros sobre os transtornos associados ao uso de drogas, que são frequentemente acompanhados por agravos em saúde, tais como HIV/Aids, hepatites B e/ou C, tuberculose, doenças pulmonares ou cardiovasculares, acidente vascular cerebral, câncer e lesões e traumas, entre outros.

Além disso, pessoas com transtornos associados ao uso de drogas, especialmente drogas injetáveis, podem ter o sistema imunológico comprometido.

Também o estigma e a discriminação ligados ao uso de drogas e aos transtornos associados ao consumo resultam em geral em um acesso limitado a recursos básicos, tais como moradia, emprego, cuidado em saúde e assistência social.

Por todas essas razões, pode ser mais difícil para essas pessoas se protegerem e elas podem estar  com maior risco de desenvolver a Covid-19.

Clique aqui para acessar a nota completa.

Assista ao vídeo aqui.

 

Para saber mais: http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias