No Primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, UNODC lança site em português 

Brasília, 4 de maio de 2020 - O UNODC celebra amanhã, 5 de maio, o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa. Para marcar a data, será realizada uma videoconferência com participantes e oradores de diversos países lusófonos.

A ação tem como objetivo divulgar o site e as principais publicações em língua portuguesa da Iniciativa Educação para Justiça, do Programa Global para a Implementação da Declaração de Doha.

No Brasil, o UNODC implementa o programa Educação para a Justiça (ou E4J) que busca prevenir o crime e promover uma cultura de legalidade, por meio de atividades educacionais destinadas aos níveis primário, secundário e terciário.

Essas atividades ajudam os educadores a ensinar a próxima geração a compreender e a enfrentar melhor os problemas que podem minar o Estado de direito e incentivar os alunos a se engajarem ativamente em suas comunidades e futuras profissões.

Além disso, o UNODC tem implementado diversas atividades, como o lançamento em  conjunto com a UNESCO, do Guia de Políticas Públicas para promover o estado de direito pela educação,  além do jogo de tabuleiro “Purposyum: Desafios da Justiça”, desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo, que visa a estimular o planejamento e a cooperação estratégica entre jovens para encontrar soluções de superação aos mais complexos problemas relacionados à justiça.

Desde 2018 o UNODC segue engajado no fortalecimento dos Modelos das Nações Unidas (MUNs), por meio da tradução e adaptação do Guia de Recursos do UNODC para MUNs, da promoção de rodadas de capacitação para alunos e professores em todas as regiões do país e da realização do primeiro MUN virtual no país, já neste mês de maio.

Para esse primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, o UNODC contará com a presença online de até 250 participantes e oradores de países lusófonos.

Para conhecer a lista dos oradores, clique aqui.

Faça fazer sua inscrição, envie uma mensagem de e-mail para: E4J@UN.ORG informando seu nome, endereço de e-mail e país de origem.

*****

Para saber mais: http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias