Declaração da diretora-executiva do UNODC, Ghada Waly

no Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas – 30 de julho

Viena, 30 de julho de 2020 - Todos os dias, em todos os países do mundo, traficantes de seres humanos exploram as pessoas para obterem lucros. As camadas mais pobres e vulneráveis da população são as que correm maior risco. Mais de 70% das vítimas de tráfico identificadas são mulheres e meninas, enquanto quase ⅓ são crianças.

A Covid-19 expandiu os perigos do tráfico. Perda de empregos, aumento da pobreza, fechamento de escolas e aumento das interações online aumentaram as vulnerabilidades e abriram oportunidades para grupos do crime organizado.

A crise sobrecarregou os serviços públicos e sociais, afetou o trabalho dos sistemas de aplicação da lei e de justiça criminal e tornou mais difícil para as vítimas buscarem ajuda.

Entretanto, nestes tempos difíceis, vemos o melhor da humanidade: mulheres e homens que são heróis da linha de frente, que arriscam suas vidas e vão além para dar apoio essencial às vítimas do tráfico humano.

O tema deste ano para o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas se concentra nos socorristas - assistentes sociais, fiscais do trabalho, policiais,  profissionais da saúde e funcionários de ONGs que identificam as vítimas e as ajudam a entrar com ação na justiça e a reconstruir suas vidas.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) apoia a missão dos socorristas ao canalizar fundos para ajudar as vítimas, ao fornecer equipamento de proteção pessoal às unidades e abrigos antitráfico e ao ajudar os Estados-membros a mitigar os impactos da pandemia nas respostas antitráfico.

O UNODC também administra o Fundo Fiduciário Voluntário das Nações Unidas para as Vítimas de Tráfico de Pessoas, sobretudo mulheres e crianças, que apoia as ONGs na assistência direta a 3.500 vítimas por ano, em mais de 40 países.

Convido os governos e o setor privado a fazerem uma doação ao Fundo Voluntário e convido  todas as pessoas a demonstrarem seu apoio, unindo-se à campanha do UNODC Coração Azul contra o tráfico de pessoas.

Neste Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas 2020 e na resposta à Covid-19, saúdo e apoio os socorristas que fornecem vida às vítimas do tráfico. Ao reafirmar os direitos e a dignidade de todas as pessoas, podemos nos recuperar melhor e de uma maneira mais inclusiva e sustentável.

*****

 

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

    Todas as histórias