Jogo desenvolvido pelo UNODC é premiado em Festival Internacional

Brasília, 27 de outubro de 2020 – O jogo “Chuka, Quebra o Silêncio”, desenvolvido  pela iniciativa Educação para a Justiça (E4J), foi premiado no Festival comKids Interativo, no dia 14 de agosto de 2020.

Organizado por entidades governamentais e estúdios de mídia brasileiros, o jogo concorreu e venceu o segundo lugar na categoria de  jogos digitais da premiação Iberoamericana, sendo essa sua primeira premiação internacional.

O jogo busca auxiliar crianças entre 7 e 12 anos a responderem, entenderem e reconhecerem situações de violência psicológica, física e sexual a partir da jornada de Chuka, uma jovem que se depara com diversos monstros que representam, na vida real, fatores de risco e exposição à violência. 

Assim, o jogo lúdico tenta assegurar que seu público seja capaz de identificar e reagir a condutas agressivas mediante estratégias eficazes para combater os desafios representados nele e na vida real.

Por meio do “Chuka, Quebra o Silêncio”, a iniciativa Educação para a Justiça busca construir um ambiente seguro e confortável para educar crianças e adolescentes sobre violência de gênero, uma vez que fatores de risco – como culpa, vergonha ou medo de ameaças,  estigmatização ou rejeição – tendem a conduzir crianças e adolescentes vítimas de violência a não buscarem ajuda ou compreenderem a dimensão do fenômeno ocorrido. O jogo contraria justamente essa realidade – e incentiva jovens a quebrar o silêncio em caso de violência.

O jogo “Chuka, Quebra o silêncio”está disponível para download no Google Play e Apple Store, e também pode ser visto em navegadores de internet.

OMS

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro crianças sofre maltrato físico, enquanto cerca de uma em cada cinco meninas e um em cada 13 meninos sofrem abuso sexual. A violência contra crianças e adolescentes impacta profundamente seu desenvolvimento pleno, podendo ocasionar sérios transtornos psicológicos e de alimentação. 

Festival ComKids Interativo

O Festival comKids Interativo é promovido desde 2009 com o objetivo de premiar as melhores produções audiovisuais para crianças e jovens. Em sua nova edição, o Festival dedicou-se inteiramente à produção digital interativa a partir de quatro categorias: Apps; Jogos; Livros digitais; e Multiplataforma.

Educação para a Justiça (E4J)

A iniciativa E4J faz parte do Programa Global do UNODC para a Implementação da Declaração de Doha e tem o objetivo de prevenir a criminalidade e fortalecer uma cultura de respeito ao estado de direito, por meio de atividades educacionais desenvolvidas para os níveis fundamental, médio e superior de educação.

 

*****

Para saber mais:http://www.agenda2030.com.br/

  Todas as histórias