Mensagem da Diretora Executiva do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Dia Internacional de Combate à Corrupção

Viena, 9 de dezembro de 2020 - O Dia Internacional de Combate à Corrupção de 2020 acontece em um momento em que o mundo se encontra abalado por uma pandemia global que continua a ter seus desdobramentos.

A crise da COVID-19 ameaça empurrar mais de 100 milhões de pessoas para a pobreza extrema somente este ano.

Para salvar vidas e meios de subsistência, os governos estão gastando e acelerando os pacotes de estímulo econômico. A corrupção está se direcionando para essas medidas emergenciais, enfraquecendo sistemas vitais de saúde e sociais, com consequências letais.

As pessoas perderam empregos e proteção social durante a crise, dando origem a frustrações perigosas e a perturbações. Em nossa época de maior necessidade, a corrupção alimenta uma instabilidade ainda maior.

Agora, mais do que nunca, os governos precisam usar as ferramentas fornecidas pela Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção para fortalecer ainda mais os órgãos anticorrupção, melhorar a fiscalização dos investimentos para o estímulo da economia e aumentar a transparência e a responsabilidade.

Como guardião da Convenção, o Escritório da ONU sobre Drogas e Crime tem apoiado 179 países até hoje para implementar essa estrutura global, e estamos trabalhando com os governos para promover ações anticorrupção na resposta à COVID.

Um mundo que se tornou mais pobre e frágil devido à pandemia não pode permitir que a corrupção comprometa nossos esforços para progredir, ou nossas esperanças de um futuro mais justo.

Precisamos lutar pela justiça e permanecer unidos contra a corrupção.

Os países de destino e origem de recursos precisam trabalhar como parceiros, para negar abrigo seguro aos corruptos, interromper os fluxos financeiros ilícitos e devolver bens roubados.

Juntos, podemos mobilizar o poder da diversidade e da inclusão, envolvendo todos os atores - mulheres e jovens, setor privado, sociedade civil e academia - para proteger nossos sistemas contra redes e práticas corruptas e acabar com a impunidade.

Ao avançarmos no combate à corrupção, podemos construir sociedades mais resilientes e voltarmos ao caminho certo para atingirmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

No Dia Internacional Anticorrupção deste ano, vamos nos comprometer a nos recuperar melhor e com integridade. 

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

  Todas as histórias