Mensagem do Secretário-Geral no Dia Internacional de Combate à Corrupção

9 de dezembro de 2020 - Nos últimos anos, a raiva e a frustração explodiram contra líderes e governos corruptos. Em alguns países, as pessoas têm saído às ruas exigindo justiça social e responsabilidade.

Em meio a essas profundas preocupações, a crise da COVID-19 cria oportunidades adicionais para a corrupção. Os governos estão gastando rapidamente para colocar as economias de volta aos trilhos, fornecer suporte de emergência e adquirir suprimentos médicos. A fiscalização pode ser mais fraca, e o desenvolvimento de vacinas e tratamentos contribui para o risco de suborno e lucros abusivos.

A corrupção drena recursos das pessoas mais necessitadas, mina a confiança nas instituições, agrava as vastas desigualdades expostas pelo vírus e impede uma recuperação forte. Não podemos permitir que fundos de estímulo e recursos vitais de emergência sejam desviados.

A recuperação da pandemia deve incluir medidas para prevenir e combater a corrupção e o suborno. Precisamos de amplas parcerias para fortalecer a fiscalização, responsabilização e transparência, com base nas ferramentas globais anticorrupção fornecidas pelas Convenções das Nações Unidas contra a Corrupção.

A ação contra a corrupção deve fazer parte de reformas e iniciativas nacionais e internacionais mais amplas para fortalecer a boa governança, combater fluxos financeiros ilícitos e paraísos fiscais e restituir ativos roubados, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Devemos aproveitar a oportunidade para reformas e iniciativas ambiciosas na primeira sessão especial contra a corrupção da Assembleia Geral, no próximo ano.

No Dia Internacional contra a Corrupção, todos nós – governos, empresas, sociedade civil e todas as partes interessadas – devemos nos empenhar para trabalharmos juntos para promover a responsabilização e acabar com a corrupção e o suborno para um mundo mais justo e igual.

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

  Todas as histórias