UNODC participa de MUN sobre encarceramento em massa e racismo institucional

Brasília, 11 de dezembro de 2020 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil participou da cerimônia de abertura do miniGOMUN, simulação online promovida pelo Centro de Pesquisa e Simulação Olga Benário (CPSOB), projeto de extensão integrado por discentes de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Estruturado como uma versão mais compacta do Goiás Model United Nations (GOMUN), que acontece anualmente, a primeira edição do miniGOMUN teve como tema “Os desafios na promoção dos Direitos Humanos à população prisional: encarceramento em massa em face do racismo estrutural”. Além disso, o evento simulou a Comissão sobre a Prevenção ao Crime e Justiça Criminal (CPCJC), do UNODC.

Mediada pela estudante de Relações Internacionais e assessora de logística do CPSOB, Laura Luíza, a cerimônia de abertura contou com a participação do ponto-focal da iniciativa Educação para a Justiça (E4J) do UNODC no Brasil, Rodrigo Araújo; da secretária geral do GOMUN, Nathália Fernandes Pimentel; da professora-coordenadora do CPSOB e vice coordenadora do curso de Relações Internacionais da UFG, Aline Martins.

Rodrigo Araujo, destacou o trabalho desenvolvido pelo UNODC junto a Modelos das Nações Unidas como uma estratégia inovadora de fortalecimento do Estado de direito entre jovens por meio da educação.

Araujo destacou ainda o suporte oferecido pelo E4J para simulações de todo o mundo por meio do Guia de Recursos do E4J para MUNs. Ele ressaltou também a importância do evento frente à crise global de encarceramento em massa e racismo institucional.

“O encarceramento afeta desproporcionalmente pessoas em condições mais vulneráveis de renda, fator geralmente atrelado a marcadores sociais, como cor da pele. Somado a esse fator, é urgente a necessidade de se discutir os impactos do encarceramento em massa e do racismo estrutural em tais contextos”, destacou Araújo.

Para assistir à cerimônia na íntegra, clique aqui.

Centro de Pesquisas e Simulação Olga Benário

Fundado em 2017, organizado por discentes de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Centro de Pesquisa e Simulação Olga Benário tem o objetivo de incentivar a comunidade acadêmica da UFG a prática e disseminação da pesquisa científica e da participação em MUNs. Desde o surgimento, o Centro busca desenvolver o Goiás Model United Nations (GOMUN) de forma acessível e democrática, promovendo um ambiente respeitoso e acadêmico.

Conheça mais sobre: https://www.gomun.com.br/sobre/

Educação para a Justiça (E4J)

A iniciativa E4J faz parte do Programa Global do UNODC para a Implementação da Declaração de Doha e tem como objetivo prevenir a criminalidade e fortalecer uma cultura de respeito ao Estado de direito, por meio de atividades educacionais desenvolvidas para os níveis fundamental, médio e superior de educação.

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

  Todas as histórias