UNODC reúne-se com parceiros para promover Marco Lógico da Prevenção em Pernambuco

Brasília, 23 de fevereiro de 2021 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) participou da reunião de monitoramento, nesta terça-feira (23), na Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD). Estiveram presentes na reunião, representantes de organizações da ONU, o secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides e a gerente geral de projetos especiais, Márcia Ribeiro. 

O encontro ocorreu no âmbito do Programa de Prevenção ao Crime e à Violência de Pernambuco, uma parceria entre o UNODC, a Secretaria de Estado de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), além do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) e do Instituto Igarapé.

Com o objetivo de prestar apoio técnico na implementação e no monitoramento de parte do Programa e de acompanhar o desenvolvimento da estratégia de Prevenção do Estado, a reunião também  buscou validar a estratégia de construção do Marco Lógico da Prevenção no Estado, que está sendo liderado pelo UNODC, em parceria com as demais organizações das Nações Unidas e o Instituto Igarapé.

"Nas próximas semanas será desenvolvido o Marco Lógico da Prevenção. A ideia é qualificar as políticas em andamento, mediante a focalização das ações com base em evidências científicas. Estamos trazendo o que há de mais refinado nas boas práticas internacionais e na literatura científica especializada para aumentar o alcance e o impacto da Política de Prevenção de Pernambuco", afirma o consultor local do UNODC, Rafael Sales.

O documento prevê a elaboração de um diagnóstico dos problemas de violência e crime no Estado, os projetos e ações desenvolvidas (políticas públicas de prevenção das violêncais) e os indicadores para nomintoramento e avaliação. Segundo o supervisor do projeto do UNODC, Eduardo Pazinato, "essa Iniciativa visa a contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de prevenção às violências e drogas no âmbito do reconhecido Programa Pacto pela Vida de Pernambuco", diz.

Na ocasião, também foi inaugurado o Escritório das agências da ONU envolvidas na Cooperação Pernambuco: Prevenção, Cidadania e Segurança em um espaço cedido pela Secretaria de Estado da Prevenção à Violência e Drogas, e  contou com a visita do secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo; a secretária-executiva de Gestão por Resultados Maria Teresa,  e o representante da SEPLAG, Ryan Amorim.

Sobre a participação do UNODC no Programa de Prevenção ao Crime e à Violência de Pernambuco

O acordo entre o UNODC, a SPVD e o PNUD tem o objetivo de apoiar a produção de subsídios técnicos para fortalecer a estratégia estadual integrada na prevenção das violências e no tratamento de transtornos associados ao uso de drogas, com base em evidências e nas melhores práticas internacionais.

A parceria prevê ainda a elaboração de uma matriz de indicadores para contribuir com o monitoramento das políticas de prevenção ao crime, à violência e ao uso indevido de drogas, voltadas aos adolescentes e jovens de 12 a 29 anos, expostos a violências e a situações diversas de vulnerabilidade social nas 20 (vinte) Áreas Integradas de Segurança (AIS) priorizadas pelo Estado de Pernambuco (Territórios Especiais de Cidadania – TECs).

A matriz terá como base a interface entre polícias e juventudes, por meio do Índice de Compliance da Atividade Policial (ICAP/UNODC); entre juventudes, vitimização letal e vulnerabilidades sociais, inspirada em indicadores como o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ). Ambos os índices estarão integrados à metodologia de mapeamento das redes de facções criminais.

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

  Todas as histórias