Grupo de Trabalho sobre Fluxos Migratórios Mistos da REDTRAM avança no combate ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes

Bogotá, 26 de fevereiro de 2021 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), no âmbito da iniciativa TRACK4TIP, apoiou a realização da sessão técnica virtual do Grupo de Trabalho sobre Fluxos Migratórios Mistos da Rede Ibero-Americana de Procuradores Especializados contra o Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes (REDTRAM), nesta sexta-feira (26), que contou com a presença de procuradores de Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Equador, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Trinidad e Tobago. 

O objetivo do encontro foi de fortalecer a cooperação regional no combate ao tráfico de pessoas, em contextos migratórios na região, e de discutir a concepção de uma ferramenta de intercâmbio e sistematização de informações dos Ministérios Públicos da região, com vistas a implementar operações conjuntas para tratar dos fenômenos criminosos envolvendo o tráfico de pessoas e crimes relacionados no contexto do atual fluxo migratório.

A ferramenta, cujo propósito de obter melhores resultados na identificação do crime e na persecução das estruturas criminosas que operam na região, deverá ser concluída no primeiro semestre deste ano e, em seguida, passará a ser implementada com o apoio da iniciativa TRACK4TIP. 

Segundo o chefe da equipe de cooperação técnica, UNODC/HTMSS, Panagiotis Papadimitriouque, o contexto do tráfico de pessoas na região, o impacto do fluxo misto nas Américas e a Covid-19 "impulsionaram as redes criminosas a mudar suas estratégias e modo de operação levando-as à internet e às redes sociais" afirma.

O oficial de Programa do Escritório de Monitoramento e Combate ao Tráfico de Pessoas do Departamento de Estado dos EUA, Brett Hernandez, reconheceu os esforços empreendidos pelos procuradores que compõem a REDTRAM na identificação das vítimas, na coleta de dados e no uso de ferramentas de monitoramento para responder ao tráfico de pessoas na região.

Para o coordenador do Grupo de Procuradores contra o Tráfico Transnacional de Pessoas do Ministério Público da Colômbia, que lidera o grupo de trabalho, Ángel Castro, a cooperação entre diferentes Procuradorias na região para enfrentar os desafios na articulação do tráfico e o trabalho da REDTRAM na identificação das vítimas e na cooperação entre países são fundamentais no enfrentamento desse crime.

Também presente na reunião, o coordenador da Unidade contra o Contrabando de Migrantes da INTERPOL, André Silva, que detalhou a colaboração da instituição, por meio da rede ISON (Rede Operacional INTERPOL especializada em contrabando de migrantes), da REDTRAM, do UNODC, bem como dos diversos países membros, em operações regionais para avançar na obtenção de informações preliminares para combater o tráfico de pessoas. 

Sobre o UNODC

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) presta assistência técnica aos Estados-membros para fortalecer suas capacidades de combate ao crime organizado transnacional, incluindo o tráfico de pessoas e o contrabando de migrantes. 

TRACK4TIP é uma iniciativa de três anos (2019-2022), implementada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), com o apoio do Escritório JTIP do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

O projeto beneficia oito países da América do Sul e do Caribe com ações nacionais e regionais no Equador, Peru, Brasil, Colômbia, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Curaçau e Aruba.

O objetivo do projeto é de melhorar a resposta da justiça criminal regional ao tráfico de pessoas nos fluxos migratórios dos países beneficiários por meio de uma abordagem multidisciplinar e centrada na vítima, com ações em nível regional e nacional para identificar as vítimas, aumentar as ações judiciais e prevenir o crime. 

"Este comunicado de imprensa foi possível graças ao apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos, nos termos do Acordo No. SSJTIP19CA0027. As opiniões aqui expressadas são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as opiniões do Departamento de Estado dos Estados Unidos. 

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

  Todas as histórias