Fórum da Juventude do UNODC, um ponto de partida para a juventude construir sociedades mais seguras e saudáveis

Viena, 29 de Março de 2021 - O abuso de substâncias pode ter consequências devastadoras, especialmente para os jovens, podendo afetar o seu desenvolvimento cognitivo e emocional, bem como as suas relações com a família, os amigos e a comunidade. Felizmente, fornecidos os instrumentos certos e a plataforma certa, a juventude pode também ser uma forte força positiva para prevenir o abuso de drogas nas comunidades e ao redor do mundo.

Esse é precisamente o objetivo do Fórum da Juventude do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) de 2021, que teve início hoje. Organizado virtualmente pela Iniciativa da Juventude do UNODC, o Fórum da Juventude reúne 62 jovens líderes de 41 países para abordar o problema mundial das drogas e capacitá-los para proteger a saúde e o bem-estar dos seus pares.

"Criar tais ligações e construir uma rede de ação comum e de apoio mútuo é particularmente importante em um momento em que o mundo e os jovens sofrem os efeitos da pandemia da COVID", disse Ghada Waly, diretora-executiva do UNODC. Ela acrescentou: "acredito que o empenho por parte dos jovens é essencial para que o mundo se recupere melhor da pandemia e desenvolva uma maior resiliência contra crises futuras".

De 29 de março a 2 de abril de 2021, jovens líderes indicados pelos seus Estados-membros terão a oportunidade de se conectarem a outros jovens ativos no campo da prevenção do consumo de drogas, da promoção da saúde e do empoderamento da juventude, ajudando a construir uma comunidade global de jovens capacitados e dedicados a melhorar suas comunidades.

Participants will increase their knowledge about evidence-based substance use prevention through thematic discussions facilitated by UNODC experts, as well as by exchanging ideas, visions and perspectives with youths from all over the world. This will enable them to communicate positive, non-stigmatizing messages that are based on facts within their communities to help respond to the world drug problem.

Os participantes aumentarão o seu conhecimento sobre a prevenção do uso de substâncias baseadas em provas através de discussões temáticas moderadas por peritos do UNODC, bem como através do intercâmbio de ideias, visões e perspectivas com jovens de todo o mundo. Isto lhes permitirá comunicar mensagens positivas, não estigmatizantes, baseadas em fatos dentro das suas comunidades, para ajudar a responder ao problema mundial das drogas.

Por meio de discussões, os participantes também vão preparar e entregar uma declaração conjunta, durante a 64ª sessão da Comissão sobre Narcóticos (CND), o principal órgão de decisão política das Nações Unidas em assuntos relacionados a drogas, o que representa uma oportunidade real para os jovens fazerem ouvir suas vozes por parte de decisores políticos mundiais e fazerem a diferença.

Como primeiro Fórum virtual da história, a edição deste ano do Fórum da Juventude do UNODC demonstra o empenho do UNODC em expandir o alcance e o impacto dos jovens - mesmo face à pandemia COVID-19 em curso. O UNODC está determinado a aproveitar o potencial da maior geração de jovens na história e fez do avanço da participação dos jovens um dos três compromissos transversais da sua nova Estratégia.

Como Jianing Cai, um participante da China explica: "para mim, o Fórum da Juventude representa não somente uma plataforma internacional para jovens de todo o mundo, mas também um ponto de partida para que eu faça a diferença neste mundo em constante mudança!" por meio deste Fórum e dos eventos regulares que são organizados mensalmente, a Iniciativa da Juventude do UNODC continuará a conectar jovens de todo o mundo e fornecer-lhes assistência técnica e capacitá-los para se tornarem agentes positivos de mudança para construir sociedades mais seguras e mais saudáveis.             

***

O Fórum da Juventude do UNODC é organizado com o apoio generoso do Governo da Federação Russa e da Ordem Militar Soberana de Malta.

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

  Todas as histórias