Prevenção ao Crime durante a Pandemia da COVID-19

 

Viena, 20 de abril de 2021 - O crime prospera em tempos de turbulência social e econômica, e a pandemia da COVID-19 não impediu as atividades ilegais por parte de traficantes de pessoas e contrabandistas de migrantes.

Ao longo de 2020, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) continuou a apoiar no desenvolvimento e na implementação de respostas nacionais eficazes ao tráfico de pessoas e ao contrabando de migrantes em todo o mundo.

"Apesar de lockdowns e restrições globais, os programas globais do UNODC de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes apoiaram mais de 50 países e treinaram cerca de 2.500 pessoas que previnem e processam os casos desses crimes", diz Ilias Chatzis, chefe da Seção de Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do UNODC, que coordena esses programas.

"Os eventos virtuais que organizamos atraíram um número recorde de participantes, incluindo vários especialistas representando países menos desenvolvidos e países em transição de situações de conflito", acrescenta.

Acabamos de lançar o Relatório Anual de 2020, que apresenta as principais realizações durante um ano de desafios e comemorações.

Dentre os assuntos de destaque estão os projetos no Malauí, que levaram ao resgate de cerca de trezentas vítimas de tráfico humano e à prisão de 47 traficantes, o treinamento de policiais femininas no Paquistão em técnicas de investigação e o lançamento de uma Rede de Campeãs de Gênero.

"Também produzimos diversas publicações e documentos temáticos sobre temas como a relação entre casamentos forçados e tráfico humano, o impacto da COVID-19 no contrabando de migrantes e vítimas de tráfico sendo processadas por crimes que foram obrigadas a cometer", diz Ilias Chatzis.

A cooperação com parceiros é essencial para combater crimes globais, e o Relatório Anual reconhece a importância de construir redes com outras organizações internacionais, o setor privado e a sociedade civil, assim como com instituições de aplicação da lei e de justiça criminal.

Além disso, os 20 aniversários dos Protocolos das Nações Unidas contra o Tráfico de Pessoas e  o Contrabando de Migrantes são marcados com entrevistas com os presidentes da respectiva Conferência dos Grupos de Trabalho das Partes da ONU em 2020, um juiz do Marrocos e um procurador da Itália, os quais utilizam os instrumentos legais a título profissional.

O Relatório Anual finaliza trazendo uma visão dos próximos eventos de 2021 e detalhes sobre novos estudos e publicações a serem lançados pela Seção de Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes.

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

  Todas as histórias