Projeto para prevenir a violência em Pernambuco ganha identidade visual

A nova logomarca pretende representar o futuro que a Cooperação Pernambuco busca construir: pessoas circulando em segurança, compartilhando espaços públicos de qualidade, acessando direitos e experimentando o bem-viver.

O projeto "Cooperação Pernambuco: Prevenção, Cidadania, Segurança" ganhou nova logo para traduzir em imagens seu principal objetivo: reduzir a violência no estado pernambucano A iniciativa é uma cooperação técnica entre o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o Instituto Igarapé e a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco.

Em funcionamento desde fevereiro de 2020, a ação conjunta entra agora em nova fase que terá estudos para orientar políticas públicas de prevenção à violência no estado.

A logomarca desenvolvida pelos parceiros pretende, acima de tudo, representar o futuro que a Cooperação Pernambuco busca construir: pessoas circulando em segurança, compartilhando espaços públicos de qualidade, acessando direitos e experimentando o bem-viver.

As cores escolhidas dialogam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) prioritários no projeto. No vermelho, está o ODS 5, de promoção da igualdade de gênero; no rosa, o ODS 10, de redução das desigualdades; no laranja, o ODS 11, que promove cidades e comunidades sustentáveis; e, no azul, o ODS 16, que apoia a paz, justiça e instituições eficazes.

A logo também traz marcos culturais, sociais e territoriais de Pernambuco, que serão empoderados em uma cidade mais segura e inclusiva.

Pernambuco está entre os 10 estados mais violentos do país, com uma taxa de 44,1 homicídios por 100 mil habitantes, de acordo com o Atlas da Violência 2018. Esses crimes estão diretamente relacionados à configuração urbana do território. Dos 185 municípios pernambucanos, apenas oito concentram quase a metade dos crimes violentos letais intencionais. Essas cidades, a maioria concentrada na Região Metropolitana do Recife, serão o foco de atuação da Cooperação Pernambuco.

Para atingir seus objetivos, a iniciativa busca desenvolver conhecimento e compartilhar metodologias inovadoras e integradas que possam fortalecer ações de prevenção social ao crime e à violência e de cuidados às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas no estado de Pernambuco. Cada uma das instituições envolvidas trará suas expertises nesse processo, como ilustrado no diagrama.

A iniciativa é uma cooperação técnica entre o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime(UNODC), o Instituto Igarapé e a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco.

O caminho para cidades mais inclusivas, seguras, resilientes, sustentáveis, humanas e saudáveis passa, necessariamente, por metodologias inclusivas e participativas, aliadas a estratégias orquestradas entre poderes públicos, sociedade civil e toda a população. Trabalhando de forma multidisciplinar e interagencial, ninguém, nem nenhum lugar fica para trás.

Para mais detalhes sobre esse esforço conjunto, clique aqui.

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

  Todas as histórias