UNODC e parceiros debatem prevenção às drogas e tratamento em evento online

Brasília, 24 de maio de 2021 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), no âmbito da “Cooperação Pernambuco”, que conta com a parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Secretaria de Estado de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD), a Agência das Nações Unidas para Assentamento Humanos (ONU-HABITAT) e o Instituto Igarapé realizou na manhã desta segunda-feira (24) o Webinário Internacional “Diretrizes Internacionais, Prevenção e Mapeamento de Serviços de Tratamento por uso de Drogas

O evento marca o lançamento de uma pesquisa inédita, que será conduzida em todos os 184 municípios do Estado e no território de Fernando de Noronha, com uma expectativa de participação de aproximadamente 3 mil equipes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e 102 Comunidades Terapêuticas Acolhedoras.

A Pesquisa

O “Mapeamento dos Serviços de Tratamento de Transtornos Associados ao Uso de Drogas” vai estruturar com detalhes toda a rede de apoio às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas.

A rede envolve desde equipes de atenção primária à saúde até a rede hospitalar e serviços residenciais terapêuticos. Trata-se de uma pesquisa inédita no Brasil e foi

inspirada na ferramenta elaborada pelo UNODC, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os resultados da pesquisa vão procurar orientar duas frentes absolutamente necessárias e complementares: o fortalecimento da rede de atenção psicossocial gerida no ambiente do Sistema Único de Saúde (SUS), que reúne uma série de dispositivos, e uma aproximação com as instituições que compõem a rede complementar terapêutica.

“O aporte do UNODC, nessa cooperação técnica, tem o objetivo de apoiar a produção de subsídios técnicos para fortalecer a estratégia do Estado de Pernambuco na prevenção das violências e no tratamento de transtornos associados ao uso de drogas, com base em evidências científicas e nas melhores práticas internacionais, com foco em adolescentes e jovens de 12 a 29 anos”, destacou Elena Abbati, representante do UNODC Brasil, na mesa de abertura do evento, que contou com a participação do governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara; da vice-governadora, Luciana Santos; do secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo; e do secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco, Cloves Benevides.

Para o governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara “não se faz apenas política de segurança com repressão. Prevenção é o que está por trás de tudo isso. Com prevenção a gente pode evitar muitas coisas, pode evitar muitos transtornos no futuro”, destacou.

Convenções da ONU sobre Drogas

Como guardião das três convenções da ONU sobre Drogas, o UNODC orienta os países membros a tomarem todas as medidas de prevenção ao abuso de drogas, já que, segundo o Relatório Mundial sobre Drogas do UNODC de 2020, 35,6 milhões de pessoas no mundo possuem algum problema com drogas e apresentam algum transtorno associado ao consumo. “Infelizmente, existe uma lacuna muito grande de tratamento, apenas 1 em cada 8 pessoas no mundo, que apresenta algum transtorno relacionado a drogas, recebe algum tipo de tratamento. Alertou a oficial de Programa da Seção de Prevenção, Tratamento e Reabilitação da sede do UNODC, Anja Busse, uma das painelistas do evento.

Também participaram do encontro profissionais da rede de atendimento psicossocial, instituições que cuidam de pessoas que fazem uso prejudicial de drogas, profissionais da área de prevenção à violência e às drogas, ONGs, observadores externos e instituições governamentais estaduais.

O evento contou com a participação de 350 inscritos.

 

Cooperação Pernambuco

A Cooperação Pernambuco é parte das inovações que a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas promove. Está em processo para entregar ao Governo do Estado 17 produtos, em 4 eixos, todos relacionados à prevenção à violência e a políticas sobre drogas.

Acesse o evento na íntegra aqui

Conheça a Pesquisa de Mapeamento dos Serviços de Tratamento de Transtornos Associados ao Uso de Drogas aqui.

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

  Todas as histórias