UNGASS 2021 - Jovens reúnem-se para encontrar formas de combater a corrupção

 Os jovens têm muito a perder com a corrupção, pois ela afeta suas perspectivas de emprego e os impedem de ter acesso a serviços básicos como educação e serviços de saúde.

Nova Iorque/Viena, 24 de Maio de 2021 - Durante os próximos três dias, 850 jovens de 122 países se reunirão online, no Fórum da Juventude contra a Corrupção da UNGASS, para discutir o efeito da corrupção na vida deles e como a comunidade internacional pode capacitá-los melhor para se envolver ativamente e ajudar a liderar a concepção de futuros esforços no combate à corrupção.

Ao abrir o evento, Volkan Bozkir, presidente da assembleia geral, disse que embora a juventude seja um dos grupos mais prejudicados pela pandemia da COVID-19, desta vez também proporcionou a ela "uma janela para o estado do mundo, quando este chegou a um impasse".

A juventude "testemunhou como os vários atores aproveitaram esta crise para se envolverem no crime e na corrupção no momento em que vidas estavam em jogo", Bozkir também enfatizou que os participantes do Fórum representam 1,8 bilhão de jovens de todo o mundo e, com isso, os jovens "têm o poder de acabar com a corrupção, reduzir as desigualdades e criar um mundo melhor para todos".

"Peço-lhes que usem esta oportunidade para participar ativamente das soluções", disse a diretora-executiva do UNODC, Ghada Waly. "O verdadeiro progresso depende da pró-atividade e positividade de vocês, para fazer parte da mudança tão necessária". Bons exemplos de boa governança precisam de ser celebrados e partilhados para que possam inspirar e ajudar os outros".

"Suas vozes não serão ouvidas apenas aqui, mas suas opiniões serão comunicadas aos formuladores de políticas na sessão especial. Com sua ajuda, podemos assegurar que a UNGASS não será apenas um evento, mas o início de uma ação global transformadora contra a corrupção", acrescentou.

"A corrupção rouba os jovens e prejudica seu progresso - privando-os de um futuro próspero", disse a Enviada do secretário-geral da ONU para a Juventude, Jayathma Wickramanayake. Com muita frequência, "os jovens são excluídos da tomada de decisões, não têm acesso à informação e são vítimas de corrupção".

Wickramanayake salientou que os jovens "têm a capacidade de revolucionar a forma como a sociedade vê e aborda a corrupção e, ao mesmo tempo, trazem energia, força e inovação para criar uma verdadeira mudança". Ressaltou a responsabilidade da comunidade internacional em "assegurar que os jovens não sejam apenas ouvidos, mas compreendidos, não apenas empenhados, mas empoderados, e não apenas contribuintes, mas líderes dos esforços globais".

Os relatores da juventude vão preparar uma minuta das discussões, durante o Fórum da Juventude da UNGASS, para a declaração coletiva da juventude. Esse apelo à ação dos jovens sobre os atuais desafios que eles enfrentam na prevenção e no combate à corrupção, bem como suas expectativas com relação à comunidade internacional na abordagem desse crime, será apresentado por um representante do Fórum da Juventude aos líderes mundiais na Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas contra a Corrupção 2021 (UNGASS 2021), que acontecerá de 2 a 4 de junho em Nova Iorque.

Mais informações

Fórum da Juventude da UNGASS

UNODC - Educação para a Justiça (E4J)

Ação do UNODC contra a Corrupção e o Crime Econômico

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

   Todas as histórias