UNODC integra comissão em visita ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) de Pernambuco

Brasília, 26 de julho de 2021 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Secretaria Estadual de Prevenção às violências e às drogas (SPVD) realizaram visita técnica às instalações do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) de Pernambuco, no último dia 12 de julho. 

O objetivo da visita foi de entender melhor o processo de recebimento, registro e despacho de ocorrências provenientes dos canais de atendimento 190 e 193, com vistas a subsidiar análises que serão realizadas pelo Observatório da Prevenção, em processo de implementação no Estado. 

Criado em 2002, o Ciods é responsável por realizar a coordenação dos meios operacionais dos órgãos que compõem a Secretaria de Defesa Social (SDS), Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto de Criminalística. O Centro tem acesso a imagens de quase 1000 câmeras de videomonitoramento de 31 Municípios de Pernambuco, tais como Recife, Olinda, Caruaru e Petrolina. 

Participaram da visita o analista de Monitoramento e Avaliação do UNODC, Rafael Sales, a analista da SPVD, Aline Soares e o gestor Governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado, Deivisson Silva (Seplag). A comitiva foi recebida pelo tenente BMPE Valdemir José (Gestor CIODS), SD PMPE Paula Leite (NTI/CIODS) e pelo técnico Hexagon, Ivanildo. 

De acordo com a assessora técnica de Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Resultados da SPVD, Rebeca Benevides “esta visita é importante para se compreender o processo de obtenção dos dados e dos resultados, além de estreitar a relação da SPVD e da Cooperação Pernambuco com o Ciods para instalação do Observatório da Prevenção, o que permitirá estudar os territórios de Pernambuco sob a ótica da Prevenção à Violência”, disse. 

O Observatório da Prevenção faz parte da Cooperação Pernambuco, convênio firmado pelo Governo de Pernambuco, por meio da SPVD com o UNODC, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto Igarapé. 

“A SPVD está dando um importante passo na consolidação de políticas públicas de prevenção às violências com base em evidências. Esse é um dos princípios basilares que estão sendo definidos por meio do Marco Lógico da Prevenção, liderado pelo UNODC.

Tal estratégia ajudará na construção de uma visão multisetorial e interligada para a política de prevenção do Estado, subsidiando a tomada de decisão e o planejamento de curto e médio prazo”, comentou Rafael Sales. 

A equipe do Ciods esclareceu o fluxo de registro das informações, desde o recebimento de ligações no call center até o encerramento da ocorrência pelas equipes específicas de atendimento em campo. 

Questões como detalhamento do perfil das vítimas, classificação de ocorrências, tempo de resposta e demais variáveis, que podem vir a ser foco de análises futuras, foram discutidas com as equipes do UNODC e da SPVD.

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias