UNODC promove engajamento significativo em trabalho com jovens

Viena (Áustria), 12 de agosto de 2021 - Em todo seu trabalho programático, o UNODC se junta aos jovens para promover o engajamento juvenil e reforçar o Estado de direito e promover comportamentos saudáveis.

Capacitar os jovens é um dos compromissos transversais da Estratégia 2021-2025 do UNODC, assim como da Visão Estratégica da organização para a África até 2030.

Neste Dia Internacional da Juventude, reportamos apenas algumas das formas como o UNODC vem trabalhando com e para os jovens de todo o mundo:

Prevenção ao uso de drogas

Por meio da educação, do engajamento, da inovação e de soluções corporativas, o UNODC busca a participação ativa dos jovens nos campos da prevenção do uso de drogas e da promoção da saúde, capacitando-os a criar o mundo que queremos amanhã.

A primeira edição da revista digital "Revista da Juventude sobre Prevenção do Uso de Substâncias" (UNODC Youth Magazine on Substance Use Prevention, em inglês) destaca as formas pelas quais o engajamento dos jovens, em nível local e global, está enriquecendo as instituições e os processos nacionais e multilaterais na prevenção do uso de substâncias e na promoção da saúde.

O Fórum da Juventude do UNODC

Os participantes do Fórum da Juventude do UNODC 2021 planejaram e criaram a Revista da Juventude, apesar dos desafios apresentados pela pandemia da COVID-19, para aumentar a conscientização em torno da prevenção eficaz e baseada em evidências do uso de drogas e tornar esse tema compreensível para todos.

O Fórum da Juventude, organizado pela Iniciativa da Juventude do UNODC no contexto mais amplo da Comissão sobre Drogas Narcóticas, tem como objetivo fortalecer a voz dos jovens e melhorar sua atuação, alcance e impacto, conforme refletido na Estratégia da Juventude das Nações Unidas. Para esse fim, o Fórum da Juventude reúne uma comunidade global de jovens líderes ativos no campo da prevenção do uso de substâncias para se envolver ativamente e compreender a prevenção do uso de substâncias de maneira eficaz e com base científica.

Jasmine Hazel, uma jovem líder da Malásia, compartilha sua experiência: "essa foi certamente uma conquista para nós jovens provenientes de diferentes origens, perspectivas e graus de exposição nessa questão. Conseguirmos nos reunir e criar uma revista monumental com o objetivo e propósito em mente de: prevenir o uso indevido de substâncias por meio da prevenção eficaz".

Iniciativa "Educação para a Justiça" (E4J).

A educação é a chave para capacitar os jovens a se tornarem agentes positivos de mudança. A iniciativa Educação para a Justiça (E4J) do UNODC busca prevenir o crime e promover o Estado de direito por meio de atividades educacionais. Essas atividades ajudam os educadores a ensinar a próxima geração a compreender e a abordar melhor os problemas que podem minar o Estado de direito e encorajar os estudantes a se engajarem ativamente em suas comunidades e futuras profissões.

Programa Embaixadores da Juventude

No Brasil, o UNODC irá organizar uma série de eventos para celebrar o Dia Internacional da Juventude. A organização sediará o 2º Encontro Nacional do Programa de Jovens Embaixadores, com a participação de 125 jovens líderes de quatro estados brasileiros. No evento, os participantes discutirão os impactos da COVID-19 no significativo engajamento dos jovens. Além disso, haverá um 'Project Showcase' que será transmitido ao vivo por meio das mídias sociais, destacando doze projetos de impacto social e demonstrando como os jovens no Brasil estão contribuindo para a Agenda 2030 e o ODS 16.

O UNODC sente-se honrado em trabalhar com, e para, os jovens para fomentar comunidades seguras e saudáveis em todo o mundo.

Mais informações

Revista da Juventude sobre Prevenção do Uso de Substâncias

Página da Juventude do UNODC

Iniciativa da Juventude do UNODC

Iniciativa E4J

Estratégia do UNODC

Visão estratégica para a África

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias