UNODC, TCU e MPF fortalecem parceria para promover ações no âmbito do Projeto Global Anticorrupção

Foto: UNODC

Brasília, 30 de julho de 2021 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) reuniu-se, na última segunda-feira, 26 de julho, com membros do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público Federal (MPF) para dar seguimento às iniciativas do seu projeto global de “Resposta e Recuperação Anticorrupção à COVID-19” que conta com o apoio do Bureau of International Law Enforcement and Narcotics (INL/USA).

O objetivo do projeto é de auxiliar nove países da África, da América do Sul e do Sudeste asiático (África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Filipinas, Indonésia, Paraguai e Timor-Leste) na recuperação da crise da COVID-19 e na promoção de respostas eficazes a eventuais crises futuras.

Participaram do encontro, o coordenador de programa do UNODC, Eduardo Pazinato; a oficial de programa, Chantal Castro; a diretora da Dipog/Semag do TCU, Lucieni Pereira; o secretário-geral de Controle Externo em exercício, Nicola Espinheira da Costa Khoury; o presidente da Associação da Auditoria de Controle Externo, Nivaldo Dias Filho; o secretário de Controle Externo da Saúde do TCU, Marcelo Chaves Aragão.

Também estiveram presentes, o auditor federal do TCU da Secretaria de Combate à Corrupção, Roberto Sergio do Nascimento; o secretário de Controle Externo de Tomada de Contas Especiais, Jose Ulisses Rodrigues Vasconcelos; o auditor federal de Controle Externo, Leonardo Naves Souza; a auditora federal de Controle Externo, Renata Silveira Carvalho; a secretária de Controle Externo de Aquisições Logísticas, Tânia Lopes Pimenta Chioato; e a procuradora da República do Núcleo de Combate à Corrupção do MPF em Pernambuco, Silvia Regina Pontes Lopes.

Proposta de parceria 

Entre as propostas apresentadas, está a prestação de assistência técnica a ser conduzida pela organização não governamental Open Contracting Partnership, com sede em Washington, EUA. A ONG é especialista na gestão e análise de dados abertos e busca prestar assistência e assessoria aos órgãos de controle no aprimoramento da transparência nas compras públicas.

Além disso, discutiu-se a possibilidade de realização de um “hackathon”, que é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por horas, dias ou até semanas, a fim de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware.

A ideia é desenvolver uma solução tecnológica ao desafio do rastreio, registro e monitoramento da aplicação dos recursos federais, repassados a título de transferência obrigatória aos demais entes federados, em especial, em situações de emergência como a da atual pandemia.

“As iniciativas buscam apresentar soluções estruturais para a eficiência na alocação e garantir a transparência na aplicação descentralizada dos recursos federais, já que todos os entes devem disponibilizar informações e dados contábeis, orçamentários e fiscais, conforme periodicidade, formato e sistema estabelecidos pelo órgão central de contabilidade da União”, afirmou a oficial nacional de Projetos, Chantal Castro.

Para o supervisor do Projeto do UNODC, Eduardo Pazinato, “a tecnologia pode e deve ser uma aliada na prevenção da corrupção e na promoção da transparência e da integridade na gestão pública, vislumbrando soluções inovadoras para problemas complexos a partir da mobilização dos setores públicos, privados, da sociedade civil e da academia”.

Já a procuradora da República, Silvia Regina Pontes Lopes, disse que "o intercâmbio de experiências e visões entre UNODC, auditores do TCU e membros do MPF em matéria tão sensível como é a transparência de gastos públicos apresenta-se de suma importância para a superação de dificuldades elementares quanto à rastreabilidade e auditabilidade de gastos públicos entre União e entes subnacionais em tempos de pandemia. 

Leia mais sobre o programa global: Resposta e Recuperação Anticorrupção à COVID-19

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias