UNODC lança Diálogos Técnicos para discutir compras públicas e proteção aos reportantes 

30 de setembro de 2021, evento virtual – 10h-11h30 (GMT-3 Brasília) 

Brasília, 28 de setembro de 2021 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) promoverá uma série de seis Diálogos Técnicos intitulados “Boas práticas de integridade em compras públicas e proteção ao reportante no setor de saúde pós-Covid-19”.

A série de Diálogos Técnicos é uma iniciativa do projeto global “Garantindo respostas eficazes à Covid-19 e futuras crises emergentes por meio de programas transnacionais sobre transparência e integridade em compras públicas, proteção aos reportantes e mecanismos de supervisão na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Indonésia, Paraguai, Filipinas, África do Sul e Timor-Leste” lançado pela sede do UNODC, em Viena, com base no monitoramento do cumprimento das disposições da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção (UNCAC) por seus Estados-Membros com financiamento do Bureau of International Law Enforcement and Narcotics do Departamento de Estado dos EUA (INL/USA).

O projeto busca ajudar os países na busca de uma melhor resposta e recuperação à Covid-19, bem como às futuras crises emergenciais, com foco na promoção da transparência e da integridade em compras públicas, especialmente na área e saúde, e no fortalecimento da proteção aos reportantes.

Os Diálogos Técnicos serão realizados mensalmente, das 10h às 11h30, a partir de setembro de 2021, e abordarão os principais temas do projeto, de acordo com a agenda abaixo:

  • 30 de setembro de 2021 – Integridade e Transparência em Compras Públicas para além da Covid-19: perspectivas técnicas e acadêmicas no Brasil.
  • 28 de outubro de 2021 – A Proteção aos Reportantes: desafios institucionais e normativos no Brasil.
  • 25 de novembro de 2021 – Integridade e Transparência em Compras Públicas para além da Covid-19: melhores práticas brasileiras e internacionais.
  • 15 de dezembro de 2021 – A Proteção aos Reportantes: melhores práticas brasileiras e internacionais.
  • 27 de janeiro de 2022 – Integridade e Transparência em Compras Públicas para além da Covid-19: riscos de corrupção e medidas de aprimoramento com base nas melhores práticas.
  • 24 de fevereiro de 2022 – A Proteção aos Reportantes: diagnóstico no Brasil e diretrizes para o cumprimento da Lei 13.608/2018.

Cada um dos Diálogos será composto por uma aula ministrada por especialista na temática proposta, exposições realizadas por atores atuantes no setor – entidades públicas e sociedade civil – e apresentação dos estudos desenvolvidos pelo UNODC no âmbito do projeto.

O objetivo é compartilhar e discutir as diferentes iniciativas de promoção da transparência nas compras públicas e de proteção aos reportantes desenvolvidas no Brasil buscando fomentar a cooperação nacional e fortalecer a resposta do país às futuras crises emergenciais com base nas melhores práticas internacionais.

O primeiro evento virtual da série de Diálogos Técnicos será realizado no dia 30 de setembro às 10h (GMT-3) em Brasília.

As inscrições para os Diálogos, que são abertos ao público, poderão ser realizadas, oportunamente, no site www.integridadeposcovid.com.br, onde também ficará disponível a agenda completa, a biografia dos palestrantes e demais informações sobre o projeto. 

Contato de Imprensa

UNODC: Ana Maria Cobucci

+55 (61) 99979-2394
unodc-brazil.comunicacao@un.org

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias