Governador de Pernambuco recebe integrantes do UNODC para reunião 

Brasília, 14 de setembro de 2021 - O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, recebeu integrantes do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em reunião realizada nesta segunda-feira (14), em Recife, PE.

O encontro ocorreu no âmbito da “Cooperação Pernambuco”, que conta com a parceria entre o UNODC, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Secretaria de Estado de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD), a Agência das Nações Unidas para Assentamento Humanos (ONU-HABITAT) e o Instituto Igarapé.

O objetivo da reunião foi de apresentar ao governador de Pernambuco o novo desenho da Política de Prevenção construída no âmbito da SPVD, com apoio técnico do UNODC. Foram apresentados os projetos centrais da nova etapa de desenvolvimento da política estadual de Prevenção e, em seguida, realizadas discussões sobre direcionamento de recursos e estratégias de implementação.

Participaram da reunião, da parte da SPVD, o secretário de Prevenção às Violências e às Drogas, Cloves Benevides; o secretário de Defesa Social, Humberto Freire; o secretário de Imprensa, Eduardo Machado; a coordenadora Nacional da Cooperação Pernambuco, Paula Guedes; a assessora Técnica da Cooperação Pernambuco, Márcia Ribeiro;  a secretária-executiva de Gestão por Resultados, Teresa Araújo.

Da parte do UNODC, estiveram presentes o coordenador do Programa de Prevenção ao Crime e à Violência de Pernambuco, Eduardo Pazinato e os analistas de Monitoramento e Avaliação, Antonio Lima e Rafael Sales.

Na ocasião, Eduardo Pazinato apresentou o Marco Lógico de Prevenção do crime e da violência do estado, que estrutura e sistematiza os esforços nessa área, direcionando-o a objetivos claros, viáveis e mensuráveis. A próxima etapa do trabalho do UNODC no estado será estruturar a Matriz de Indicadores que medirá os resultados da estratégia de prevenção do crime e da violência implementada.

Segundo Pazinato, “o governador de Pernambuco tomou uma decisão de apoiar concretamente o Estado de Pernambuco na agenda da prevenção das violências como estratégia integrada e baseada em evidências para aprofundar a redução da vitimização letal e dos crimes violentos nos marcos do Pacto pela Vida”, afirmou.

Na ocasião, também foi apresentada uma versão preliminar do dashboard de dados do Observatório da Prevenção, desenhado pelo Instituto Instituto Igarapé.

Lançamento da Política de Prevenção - No próximo dia 21 de setembro, o Governo do Estado de Pernambuco lançará a nova estratégia para prevenção do crime e da violência do estado. A política foi desenhada sob coordenação da SPVD e com base na metodologia do Marco Lógico realizada pelo UNODC.

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

Todas as notícias