UNODC e UNESCO promovem o fortalecimento do Estado de Direito em evento virtual 

Brasília, 22 de setembro de 2021 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil realizam, na próxima quinta-feira (30/09), às 10h30 (horário de Brasília), o evento virtual “Fortalecer o Estado de direito por meio da educação: da teoria à prática”. O webinar será transmitido pelo canal da UNESCO no YouTube e contará com interpretação em Libras.

O evento marcará a apresentação da versão em português da publicação “capacitar estudantes para sociedades justas: um guia para professores da educação primária” e contará com um debate sobre desafios, tendências e oportunidades para integrar os princípios do Estado de direito na educação básica.

O desdobramento da publicação condiz com o trabalho conjunto do UNODC e da UNESCO para fortalecer a educação global sobre a cidadania, como parte da iniciativa “Global Citizenship Education for the Rule of Law: Doing the Right Thing”, elaborada de modo a fundamentar o projeto “Educação para a Justiça” (E4J) do UNODC.

Destinado a profissionais da área da educação, o evento possui como um de seus objetivos a promoção da aplicação do material em suas práticas pedagógicas. Além disso, representantes das Nações Unidas, autoridades governamentais, profissionais da área da educação e demais decisores políticos dos setores da educação e da Justiça também irão compor o painel de convidados a compartilhar perspectivas sobre a educação em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 16 - sociedades pacíficas, justas e fortes.

O painel de convidados inclui: a promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Luciana Asper y Valdez; o professor e coordenador do Projeto Escola 2030, Maurício Peixoto; a professora da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora da Cátedra UNESCO de Direito à Educação, Nina Ranieri; o professor da EMEF, São Paulo, Luiz David Sobrinho; e o deputado federal e professor, Israel Matos Batista.

Por intermédio de um formato interativo de diálogo, as pessoas convidadas, incluindo pontos focais de educação da UNESCO e do UNODC, debaterão questões sobre o papel dos educadores na promoção dos ODS, a importância de uma abordagem conjunta de educação e do Estado de direito e o papel dos princípios da Educação para a Cidadania Global (ECG) na educação de crianças. 

À luz de novos obstáculos globais para a paz, justiça e o Estado de direito, o UNODC, assim como a UNESCO, compreendem ser essencial a capacitação de educadores, decisores políticos e professores com os materiais capazes de constituir ambientes propícios para a formação de jovens como instigadores de mudança. 

*****

 

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

Todas as notícias