Projeto global do UNODC fortalece integridade no setor privado, na sociedade civil e academia

Brasília, 11 de novembro de 2021 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) deu início às primeiras atividades para validar o programa de ações do projeto “Global Action for Business Integrity”, resultado da parceria entre o UNODC e a Siemens AG em nível global e será implementado em três anos (2021-2024), em sete países: Brasil, Colômbia, Egito, Etiópia, Malásia, Arábia Saudita e Uzbequistão.

A validação é feita mediante submissão de formulário de pesquisa a organizações públicas e privadas, entidades da sociedade civil e da academia para identificar pontos de vista, suas experiências, sugestões e recomendações sobre corrupção e integridade no Brasil.

Global Action for Business Integrity - tem como foco prevenir e combater a corrupção por meio de soluções inovadoras e sustentáveis, de apoio a pequenas e médias empresas (PME), para o aprimoramento dos padrões de governança e compliance, da cooperação, do diálogo púbico-privado e da identificação de riscos de corrupção envolvendo jovens, sociedade civil e academia no desenvolvimento de respostas anticorrupção.

O projeto busca fortalecer, para prevenir e combater a corrupção, o arcabouço jurídico e a integridade no setor privado, de acordo com a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção - UNCAC. Trata-se de um instrumento universal anticorrupção juridicamente vinculante que abrange também o setor privado para prevenir e criminalizar condutas como suborno, tráfico de influência e vários atos de corrupção.

Além disso, a iniciativa visa a fomentar o desenvolvimento de uma rede, em âmbito nacional, regional e global, de atores da área de integridade e anticorrupção, área em que o UNODC tradicionalmente desempenha papel decisivo no sistema das Nações Unidas, inclusive como guardião da UNCAC.

Para o coordenador do projeto no Brasil, “essa iniciativa global do UNODC permitirá, a um só tempo, ampliar a colaboração técnica com entidades privadas, universidades e instituições da sociedade civil brasileiras, a exemplo da rede formada pelo UN Global Compact Brasil e pelo Conselho de Ações Coletivas de Enfrentamento à Corrupção, no contexto mais amplo dos esforços já empreendidos pelo UNODC no aprofundamento das melhores práticas internacionais de enfrentamento à corrupção em colaboração com os poderes executivo, legislativo e judiciário do país”.

Além das iniciativas que contemplam os sete países que fazem parte do programa, o projeto inclui um componente de alcance global destinado a identificar boas práticas sobre integridade empresarial e compartilhá-las amplamente, por meio da divulgação de publicações especializadas e da realização de uma série de workshops em nível global. 

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

Todas as notícias