UNODC participa de eventos anticorrupção na COSP9   

 

Sharm el-Sheikh, 13 de dezembro de 2021 – A nona sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (COSP9) começou nesta segunda-feira (13) em Sharm El-Sheikh, no Egito. Realizada de 13 e 17 de dezembro, a Conferência constitui o principal órgão de elaboração de políticas da Convenção da ONU contra a Corrupção (UNCAC).

Egito - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) Brasil participou do evento paralelo para abordar as estratégicas de combate à corrupção dentro de presídios, que foi promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

 “Os desafios enfrentados pelos sistemas penitenciários quase sempre dificultam medidas bem-sucedidas para combater a corrupção nesses ambientes”, afirmou o coordenador da Unidade de Estado de Direito do UNODC, Nivio Nascimento, mediador do evento.

Juventude – Ainda na COSP9, o UNODC lançou a iniciativa de Recursos Globais para Educação Anticorrupção e Empoderamento da Juventude (GRACE) visando atingir os jovens, que devem ser os protagonistas desse movimento, pois na ausência de integridade, eles são privados de oportunidades e esperança.

“Ao educar crianças e jovens sobre integridade e ética, podemos construir a confiança pública e fortalecer o Estado de direito, ajudando a garantir a sustentabilidade dos esforços anticorrupção e a gerar novas ideias sobre como combater a corrupção”, afirmou a diretora-executiva do UNODC, Ghada Waly, na abertura da conferência.

Nos próximos dias, o UNODC participará de uma série de eventos paralelos à COSP no Egito e apresentará publicações sobre o combate à corrupção no esporte, no setor da saúde e na resposta e recuperação à COVID-19. A COSP9 contará com a participação de 152 Estados-membros e 2.133 participantes de governos, sociedade civil, academia e setor privado.

 

Brasil– Além da COSP9, o UNODC participou da Abertura da XIX Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) do Brasil, realizada no dia 13 de dezembro de 2021.

Criada em 2003, a ENCCLA é formada por mais de 70 instituições dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas federal, estadual e municipal, bem como do Ministério Público de diferentes esferas. A iniciativa já desenvolveu mais de 300 ações de combate à corrupção e lavagem de dinheiro, tendo alcançado importantes resultados para o país, como as criações do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de dinheiro (PNLD), o Programa Nacional de Difusão da Cooperação Jurídica Internacional (GROTIUS) e a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (Rede-Lab).

 

Na reunião, foram apresentados dois projetos globais do UNODC em curso no Brasil: Resposta e Recuperação Anticorrupção à COVID-19 e Global Action for Business Integrity. Ambos os projetos contribuem para o monitoramento contínuo da UNCAC e para a participação do UNODC junto a várias instituições privadas e da sociedade civil.

Também o UNODC participou da Solenidade Alusiva ao Dia Internacional contra a Corrupção, no Palácio do Planalto, em Brasília, realizada em 9 de dezembro de 2021.  Durante o evento, foram apresentados os resultados do primeiro ano do Plano Anticorrupção do Governo Federal, pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Saiba mais sobre a atuação do UNODC na temática anticorrupção.

 

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias