UNODC acompanha a implementação do protocolo da ONU sobre Tráfico de Pessoas no dia nacional de combate ao trabalho escravo 

Brasília, 28 de janeiro de 2022 – O Brasil celebra hoje (28) o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.  A data foi instituída em homenagem a três auditores fiscais mortos, no dia 28 de janeiro de 2004, quando investigavam denúncias de trabalho escravo em fazendas na cidade de Unaí, MG.

Nessa data, busca-se ampliar a conscientização e o debate sobre este crime previsto no artigo 149 do Código Penal e uma das finalidades do tráfico de pessoas, previsto na Lei nº 13.344 de 06 de outubro de 2016.

Como guardião da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional (Convenção de Palermo) e do Protocolo Adicional Relativo à Prevenção, Repressão e Punição ao Tráfico de Pessoas, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) tem, em seu escopo, apoiar os Estados Membros para melhorar a resposta a esse crime. Desde 1995, a Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência conseguiu identificar 56.722 trabalhadores nessa situação. 

No âmbito do protocolo da ONU sobre Tráfico de Pessoas, o UNODC irá desenvolver ações de pesquisa baseadas em evidências sobre a prevalência do tráfico de pessoas e trabalho escravo, em cooperação com a Universidade de Chicago / Centro Nacional de Pesquisa de Opinião (NORC) e parceiros nacionais no âmbito do programa mundial PEMS “Program to End Modern Slavery”, do Escritório de Monitoramento e Combate ao Tráfico de Pessoas do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

O estudo buscará fomentar o conhecimento para informar futuros esforços de combate ao tráfico de pessoas e trabalho escravo.

*****

Para saber mais: https://www.unodc.org/unodc/data-and-analysis/glotip.html  

Todas as notícias