UNODC participa de curso sobre fiscalização de madeira oferecido pela Polícia Federal

Brasília, 14 de Fevereiro, 2022 - o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) Brasil participou, de 7 a 11 de fevereiro, do curso de fiscalização de madeira, no âmbito do Projeto Madeira de Lei da Polícia Federal (PF), no Centro de Integração e Aperfeiçoamento em Polícia Ambiental (Ciapa), base da Polícia Federal no coração da floresta amazônica ao largo do Rio Negro, Estado do Amazonas.

O curso contou com a participação de 30 policiais federais, agentes do Ibama, representantes de Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Países Baixos, Panamá, Paraguai, Portugal e Russia

O objetivo do  treinamento foi fortalecer uma rede de agentes policiais e aduaneiros dos países importadores e exportadores de madeira tropical para melhorar a governança ambiental.

Além disso, abordou questões como o controle da madeira em ambientes portuários, identificação de fraudes em documentos-chave que acompanham os embarques de madeira, identificação de espécies madeireiras, incluindo tecnologias avançadas que envolvem um profundo aprendizado para o reconhecimento da imagem e operações de aplicação da lei na Amazônia brasileira.

Coordenadores do Programa de Assistência para Reduzir o Desmatamento de Florestas Tropicais (LEAP) e do projeto de Combate aos Crimes de Conservação Transnacionais na Amazônia (CTCCA) foram convidados a fornecer conhecimentos adicionais, fortalecer a conscientização sobre as realidades da aplicação da lei brasileira e construir redes de capacitação e apoio às autoridades tanto na América Latina como na Europa.

De acordo com a Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL), grupos do crime organizado obtêm um lucro de até 150 bilhões de dólares por ano com a exploração ilegal de madeira e o tráfico de madeira. Esses crimes, que são frequentemente de natureza transnacional, não só enfraquecem o Estado de direito, incentivando a corrupção sistêmica e generalizada, como também contribuem para o aumento dos gases de efeito estufa, privam os governos de receitas importantes e reduzem as oportunidades de desenvolvimento sustentável. O crime florestal também está intimamente ligado ao tráfico de drogas e de armas e às violações de direitos humanos.

Sobre a Iniciativa LEAP - O Programa de Assistência para Reduzir o Desmatamento de Florestas Tropicais (LEAP) é uma parceria entre UNODC, INTERPOL e RHIPTO-Centro Norueguês de Análise Global. O LEAP busca compartilhar conhecimento e construir redes globais para combater o desmatamento ilegal e crimes conexos, a fim de assistir os Estados-membros na aplicação da lei em países-chave da América Latina e do Sudeste Asiático.

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias