UNODC lança pesquisa sobre Tratamento de Transtornos Associados ao Uso de Drogas em evento online

 

Brasília, 25 de abril de 2022 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), realizou, nesta segunda-feira (25), o seminário “Fortalecendo Estratégias na Prevenção à Violência”. O evento ocorreu no contexto do projeto Cooperação Pernambuco, fruto da parceria entre a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o UNODC, o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o Instituto Igarapé.

O objetivo do evento foi de apresentar o Marco Lógico da Prevenção e a Matriz de Indicadores de Monitoramento da Política de Prevenção e a Pesquisa Mapeamento da Rede dos Serviços de Tratamento de Transtornos Associados ao Uso de Drogas na construção de políticas de prevenção à violência, ao uso de drogas e de atenção à saúde mental. 

A pesquisa, um dos destaques do evento, foi conduzida pelo UNODC, que ouviu cerca de duas mil equipes da Rede de Atenção Psicossocial no Estado e Comunidades Terapêuticas, em 184 municípios e no território estadual de Fernando de Noronha, revela que o álcool é a droga responsável por atendimentos cinco vezes mais do que o crack.

Presente na mesa de abertura do evento, o secretário de Saúde, André Longo, disse “saúde e violência são temas complexos, estão interligados e sobrecarregam o sistema de Saúde. Por isso, o governo de Pernambuco decidiu firmar essa parceria com as agências da ONU que têm experiência profunda e conhecimento global nesse tema”, afirmou.

“O Estado de Pernambuco buscou as melhores práticas do mundo na prevenção ao uso de drogas e à violência e as políticas baseadas na ciência”, disse o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo.

Ao falar sobre o programa Cooperação Pernambuco, o secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, afirmou que “a parceria é resultado de uma gestão para resultados implementada pelo governo local com o intuito de avaliar impactos, prospectar novos caminhos, avaliar tentativas feitas em outros lugares cujos resultados sejam adaptáveis à realidade de Pernambuco, mas também olhar para as especificidades dos desafios da segurança pública do estado”, avaliou.

“O planejamento técnico de longo prazo permitirá o acompanhamento qualificado de resultados para garantir que crianças, adolescentes e jovens, especialmente aqueles vivendo em contextos de marginalização e pobreza, possam desenvolver plenamente suas potencialidades para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030”, concluiu a representante do UNODC Brasil, Elena Abbati.

O evento também contou com a participação de representantes das três agências das Nações Unidas, parceiras da SPVD.

Saiba mais sobre as iniciativas do UNODC na área de prevenção ao uso de drogas e tratamento aqui.

 *****

 
   

 

Para aprender mais: http://www.agenda2030.com.br/  

All stories