UE e UNODC debatem estratégias de cooperação na América Latina e no Caribe

Viena, 9 de junho de 2022 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE)  organizaram um Diálogo Estratégico sobre a América Latina e o Caribe para discutir a colaboração contínua e potencial na região, no contexto da implementação de suas estratégias e programas e da Agenda 2030. 

Realizado em formato híbrido, o evento ocorreu no último dia 7 e  foi copresidido pela chefe da Divisão de Assuntos Regionais do SEAE, Claudia Gintersdorfer, e pela diretora adjunta de Operações do UNODC, Candice Welsch, além de reunir representantes da União Europeia (UE) e do UNODC das respectivas sedes e da região da América Latina e do Caribe. O diretor-geral adjunto das Américas do SEAE, Javier Niño Pérez, também participou do Diálogo.

A reunião foi realizada quatro meses após o lançamento da Visão Estratégica do UNODC para a América Latina e o Caribe 2022-2025, um novo marco desenvolvido com e para a região, em coordenação e consulta com outras partes interessadas, com o objetivo de enfrentar de maneira efetiva os desafios das drogas, do crime e da corrupção. 

Por meio de debates temáticos e geográficos, o Diálogo Estratégico ofereceu à UE e ao UNODC uma plataforma para destacar as prioridades e os desafios em comum, identificar as oportunidades para alinhar ainda mais os esforços e estabelecer sinergias e acordar ações de monitoramento para uma cooperação mais estratégica na região.

Os representantes e demais presentes discutiram o estabelecimento de um alinhamento programático, incluindo a recém-lançada Iniciativa Europa sobre Justiça e Segurança na região (Team Europe Initiative on Justice and Security in the region, do original em inglês), as prioridades na Região Andina e no Cone Sul, a coordenação de fronteiras e as iniciativas da UE relacionadas às drogas e aos crimes. Os participantes também debateram a cooperação contínua e potencial entre a UE e o UNODC no Caribe e temas como, desenvolvimento alternativo, violência baseada em gênero, bem como tráfico de pessoas e  contrabando de migrantes.

Cooperação - A chefe da Divisão de Assuntos Regionais do SEAE, Claudia Gintersdorfer,  salientou a importância da colaboração na América Latina e no Caribe, sobretudo em vista do volume de intercâmbios de grande interesse durante este Diálogo, indicando que é necessária uma maior cooperação nesse âmbito.

Já a diretora adjunta de Operações do UNODC, Candice Welsch, relembrou a natureza consistente do papel e a longa presença do UNODC na região, e destacou os interesses compartilhados com a UE, desde os programas globais até o trabalho bilateral.

O UNODC e a UE mantêm parceria de longa data na região da América Latina e do Caribe e seguirão trabalhando junto nas diversas áreas do mandato do UNODC para promover a paz e o desenvolvimento.

  *****

 

Para aprender mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias