UNODC promove workshop sobre segurança cidadã e efetividade policial

Brasília, 21 de junho de 2022 – O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) promoveu, na última quarta-feira (15), o workshop “Boas práticas em integridade do uso da força: a experiência do Índice de Compliance da Atividade Policial do Rio Grande do Sul”. Realizado em formato híbrido, o evento presencial ocorreu no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).

O evento, que contou com a presença de autoridades das áreas da segurança pública e da justiça do Rio Grande do Sul, apresentou um balanço da experiência de monitoramento do uso da força nos territórios de atuação do Programa de Oportunidades e Direitos (POD).

O secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild participou da mesa de abertura do evento e destacou o papel da exclusão social como reprodutora da violência.  Já o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul,  Vanius Cesar Santarosa falou sobre a importância da presença do  Estado, bem como dos investimentos em educação, saúde e oportunidades de emprego.

A representante do UNODC, Elena Abbati  mencionou o apoio do escritório no aprimoramento da detecção e a prevenção ao crime, em consonância com as melhores práticas nacionais e internacionais.

Na segunda parte do workshop, o coordenador da área de Compliance e Integridade do UNODC no Brasil, Eduardo Pazinato comentou a importância do índice de observância das leis na atividade policial, "Indice compliance da atividade policial, o ICAP, operacionalizado pelo UNODC.

“Nos últimos três anos observamos uma crise global de policiamento. Por um lado, a pandemia levou os policiais de diversos países a implementar medidas de saúde e redução de sua atuação. Por outro lado, os serviços policiais sofreram um aumento de trabalho com a pandemia. Além disso, houve um movimento global contra a violência policial o que levou muitos países a reformar suas instituições”, avaliou a oficial de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal da sede do UNODC, Anna Giudice.

Também estiveram presentes no evento o major Roberto Donato (chefe da 3ª Seção da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul e ponto focal do POD na Secretaria de Segurança Pública) e o delegado Antônio Lápis (ponto focal do POD na Secretaria de Segurança Pública).

 *****

 

Para aprender mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias