COMUNICADO DE IMPRENSA

UNODC seleciona jovens para Hackathon sobre integridade e combate à corrupção  

Brasília, 1 de agosto de 2022 – O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) está com inscrições abertas para a Maratona Tecnológica HACKEANDO PELA INTEGRIDADE, que ocorrerá, presencialmente, nos dias 24 e 25 de setembro de 2022, na cidade de São Paulo (SP).

A ação acontece no âmbito da Ação Global para a Integridade nos Negócios do UNDOC, financiada pela Siemens Integrity Initiative e com apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Controladoria-Geral Municipal de São Paulo, Sebrae for Startups, Associação Mexicana de Indústrias de Pesquisa Farmacêutica, e Interfarma.

Pela primeira vez na América Latina, o Escritório do UNODC realiza o evento Coding for Integrity no Brasil, com o objetivo de encontrar soluções criativas para a promoção da integridade corporativa por meio de tecnologias. A maratona também promoverá a implementação da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC) por meio do aprimoramento de parcerias público-privadas no desenvolvimento de soluções anticorrupção sustentáveis baseadas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), do engajamento e emprego dos jovens, da inovação e da tecnologia.

As pessoas participantes buscarão respostas para desafios relacionados às áreas de denúncia responsiva ao gênero para prevenir a corrupção, transparência e acessibilidade a serviço das pequenas empresas, e acesso a informações sobre integridade nos negócios no setor da saúde/farmacêutico. Participarão até 10 (dez) grupos com 5 (cinco) participantes brasileiros cada, além da participação de 10 jovens mexicanos especialistas em combate à corrupção, que serão distribuídos entre as equipes selecionadas.

A equipe vencedora terá a oportunidade de apresentar sua solução em um evento exclusivo promovido pelo Escritório do UNODC no México, com todos os custos com transporte, deslocamento terrestre, hospedagem e alimentação custeados pela equipe organizadora. A equipe vencedora também participará de uma jornada exclusiva e personalizada de 3 (três) meses de mentoria gratuitos para desenvolverem a solução criada, oferecida pelo Sebrae for Startups de São Paulo. 

Serviço: Maratona Tecnológica HACKEANDO PELA INTEGRIDADE

Data: 24 e 25 de setembro de 2022, com bootcamp virtual de 29 de agosto a 1 de setembro de 2022.

Horário: bootcamp (online) - de 19h às 21h; maratona de hackathon (presencial) - de 9h do dia 24 setembro a às 16h do dia seguinte, em regime de imersão.

Local: São Paulo-SP

Como participar: As incrições poderão ser realizadas até 21 de agosto de 2022, CLICANDO AQUI.

Público: Jovens criativos e criativas, de 18 a 29 anos; de preferência, residentes em São Paulo-SP; com habilidades de comunicação/design; com habilidades básicas de codificação e alguma experiência com uma ou mais tecnologias de desenvolvimento, além de conhecimento das principais plataformas de desenvolvimento de tecnologia (desenvolvimento web e mobile); interessados em usar suas habilidades tecnológicas para projetar soluções digitalmente inovadoras; preferencialmente, com proficiência básica de inglês e espanhol.

 

 

 *****