ONU faz ampla consulta sobre prioridades para os próximos cinco anos  

Brasília, 11 de agosto de 2022 - Como parte de seu novo Marco de Cooperação, a ONU Brasil está com uma consulta pública aberta sobre quais devem ser as prioridades para sua atuação nos próximos cinco anos. 

O questionário pode ser respondido em apenas oito minutos nos canais da ONU Brasil no Facebook, Instagram e Twitter, pelo site ou pelo Participa + Brasil.

A pesquisa aborda cinco eixos temáticos: transformação econômica; inclusão social; meio ambiente e mudança do clima; governança e capacidade institucional; prevenção de conflitos e a relação entre ações humanitárias, ações de desenvolvimento e esforços de consolidação da paz.

Como parte do processo de preparação de seu novo Marco de Cooperação, a ONU Brasil está com uma consulta pública aberta sobre quais devem ser as prioridades para sua atuação nos próximos cinco anos. O questionário pode ser respondido nos canais da ONU Brasil no Facebook, Instagram e Twitter, pelo site da instituição, ou pelo Participa + Brasil.

A pesquisa aborda os cinco eixos temáticos que vão compor o novo Marco de Cooperação:

  1. Transformação econômica
  2. Inclusão social
  3. Meio ambiente e mudança do clima
  4. Governança e capacidade institucional
  5. Prevenção de conflitos e a relação entre ações humanitárias, ações de desenvolvimento e esforços de consolidação da paz

Em apenas oito minutos, pessoas de todo o país podem dar sua opinião sobre como a ONU pode apoiar cada um desses eixos temáticos e o que é mais importante para a atuação das 24 agências especializadas, fundos e programas que compõem o Sistema ONU no país.

O novo Marco de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU no Brasil permanecerá vigente de 2023 a 2027. Ele é o principal documento da ONU para planejamento das atividades de desenvolvimento no país e para a implementação da Agenda 2030 e é negociado diretamente com o governo brasileiro. A participação de pessoas, instituições e organizações da sociedade civil e do setor privado em sua formulação é fundamental para garantir que o documento represente os temas que são prioritários para brasileiras e brasileiros.

Até agora, a ONU realizou uma ampla consulta a instituições parceiras e organizações da sociedade civil que trabalham com grupos populacionais vulnerabilizados. O questionário via internet pretende ampliar o alcance da consulta pública, para garantir pluralidade de vozes e visões sobre os principais desafios de desenvolvimento do país.

As respostas ao questionário serão utilizadas somente de forma agregada, para que não seja possível a identificação dos e das respondentes e de suas organizações. Além do questionário, serão realizados grupos focais de consulta. Os resultados de todas essas etapas de consulta a diferentes atores nacionais servirão de subsídios para a negociação do novo Marco de Cooperação com o Estado brasileiro e para a definição do escopo do trabalho das entidades do Sistema ONU de 2023 a 2027.

 *****

Objetivos que apoiamos através desta iniciativa:

 

Para aprender mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias